quinta-feira, 2 de março de 2017

"Pela Janela" da Cineasta Caroline Leone.




O longa “Pela janela” dirigido pela cineasta paulista, Caroline Leone, estreou na ultima edição do Festival de Roterdam, em fevereiro de 2017, e ganhou o prêmio “FIPRESCI Award”, concedido pela International Film Journalists para o melhor filme do programa Bright Future, voltado aos cineastas que realizam seu primeiro longa. A critica revela que o longa “Pela Janela” foi premiado pela forma como “entrelaça no filme as esferas emocional e política sem ser excessivamente demonstrativo”, como divulga o site oficial do festival. Este prêmio já foi concedido ao cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho pelo filme "O som ao Redor”.

No Festival de Roterdam participaram também mais cinco longas-metragens brasileiros: “António um, dois, três” de Leonardo Mouramateus, “Arábia” de Affonso Uchoa e João Dumas, “Corpo Elétrico” de Marcelo Caetano (finalizado pela O2 Pós, da produtora O2 Filmes) e “Elon Não Acredita Na Morte” de Ricardo Alves Junior.

O primeiro longa da diretora tem previsão de estreia no Brasil, no final de 2017, mas já foi alvo de critica da imprensa internacional, como a Variety e a francesa Revue de Cinema. “Pela Janela” conta a história da personagem Rosália, vivenciada pela atriz Magali Biff, uma operária de 65 anos, que dedicou a vida ao trabalho, em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Rosália é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José, interpretado pelo ator Cacá Amaral, que resolve levá-la junto com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma. O filme é um Road Movie realizado no trecho que vai de São Paulo à Buenos Aires.

A diretora Caroline Leone também escreveu o roteiro e esteve presente na montagem do filme, que é uma co-produção Brasil-Argentina, das produtoras “Dezenove Som e Imagem” da produtora Sara Silveira e “Rizoma Films” da Argentina.


Trailer “Pela Janela”



Fonte: Agência Lema, através de Denise Lara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário