sábado, 18 de março de 2017

Crítica: Waiting for B., ‏através de Marcelo Castro Moraes.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Às vezes é difícil explicar de que maneira nasce uma admiração, por alguém que talvez nunca a gente venha a conhecer pessoalmente. De tempos em tempos, sempre surge alguém do meio do cinema ou da música que consegue o feito de atrair milhares de seguidores, graças ao seu trabalho, e no qual esses seguidores se identificam em maior ou menor grau. Waiting for B. registra um grupo de jovens que amam a cantora Beyoncé, ao ponto de cantarem, se vestirem e se parecerem com ela, mesmo que somente em alguma ocasião especifica.

Dirigido por Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel, acompanhamos alguns eventos que antecederam o show da cantora Beyoncé que ocorreu no estádio do Morumbi, em São Paulo em 2013. Sendo que esses eventos ocorrem justamente do lado de fora do estádio, onde os documentaristas registram o dia a dia de um grupo de fãs que decidiram acampar dois meses antes do show, para assim então conseguir o melhor lugar, na frente do palco. Nesse meio tempo, conhecemos um pouco sobre cada um e as motivações que levam eles a quererem fazer esse sacrifício pelo ídolo.

Embora o assunto seja Beyoncé, o documentário a coloca em segundo plano, dando lugar então aos seus fãs e onde cada um tem uma história para contar no decorrer do tempo. A conversa entre eles no acampamento é bem diversificada, onde debatem, por exemplo, a teoria de que a maioria dos fãs da cantora sejam gays. Isso acaba gerando debate para outros assuntos, desde a intolerância, aceitação e ter o direito de esbravejar e não ter vergonha de gostar de algo ou alguém ao extremo.

Um dos meus momentos preferidos do documentário, por exemplo, é quando eles revezam durante o acampamento, para então fazer alguma coisa em casa ou trabalhar durante o dia. É divertido constatarmos a expressão dos pais de alguns deles, onde eles simplesmente não entendem as motivações dos seus filhos, mas ao mesmo tempo aceitam de bom grado. Ao mesmo tempo em que existe esse clima de diversão, há também espaço para o desabafo de alguns deles, por terem sofrido preconceito, vindo até mesmo de pessoas próximas.

Com pouco mais de uma hora de duração, Waiting for B. é um divertido e humano documentário sobre pessoas comuns, mas que agem das maneiras mais imprevisíveis, em nome dos seus ídolos do universo pop.


Trailer

Fonte: www.youtube.com

Fonte: Marcelo Castro Moraes - Crítico Cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário