domingo, 19 de março de 2017

Crítica: Estopô Balaio, ‏através de Marcelo Castro Moraes.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Nos dias atuais, onde a divulgação está sendo cada vez mais rápida, graças à internet, é bom saber que há pessoas que pensam rápido e usam os recursos tecnológicos para divulgar o que o governo, por vezes, esconde do povo em geral. Quando uma jovem mãe vê uma enchente de proporções arrasadoras invadindo a sua residência, imediatamente ela usa o seu celular para registrar o fatídico dia. Com a colaboração de um jovem cineasta, a ideia ganha forma e se tornando um documentário, onde registra a luta desses moradores perante a falta de recursos que deveriam vir do governo.

Dirigido Cristiano Burlan, o documentário registra o dia a dia e depoimentos dos moradores do Jardim Romano de São Paulo que, de tempos em tempos, sofrem com as enchentes que arrasam as suas casas. Além de conhecermos algumas dessas pessoas, que convivem com essa tragédia, o documentário registra o nascimento de um grupo artístico, o Coletivo Estopô Balaio. A intenção do grupo é fazer espetáculos para entreter os moradores, mas ao mesmo tempo, fazer uma crítica com a situação das quais eles se encontram.

O filme ganha pontos, ao testemunharmos depoimentos de pessoas que falam do horror que é enfrentar a ganância do governo, em querer varrer para debaixo do tapete a situação na qual eles se encontram. Ao invés de ajudar, a prefeitura chega ao ápice do absurdo em querer demolidor uma casa com um trator, mas é impedido pela própria moradora que não arredou do local e impedindo tamanho absurdo. Esse e outros relatos é o que dão forma para esse documentário, no qual explora as raízes de alguns dos moradores e fazendo a gente compreender que, não foi à intenção deles em morarem numa situação de risco, mas devido às circunstâncias vindas da vida, e que não dá muita opção de escolha.

Embora de curta duração, Estopô Balaio não é somente o retrato de um lugar, mas sim de inúmeros em nosso Brasil e que, infelizmente, tende o número cada vez aumentar mais.


Trailer

Fonte: www.youtube.com

Fonte: Marcelo Castro Moraes - Crítico Cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário