quinta-feira, 16 de março de 2017

Cearense que Vive em Curitiba é o Mais Novo Fenômeno do YouTube.




Conhecido como Clone, o estudante de cinema Henrique Grosse possui mais de 1,4 milhões de inscritos em seu canal


O surgimento do YouTube sem dúvida alguma representou uma revolução na produção de conteúdo para internet. Embora tenha sido desenvolvida apenas com a pretensão de facilitar o compartilhamento de arquivos audiovisuais, a plataforma entregou ao usuário a possibilidade de criar canais com conteúdos próprios e direcionados, o que resultou no nascimento de uma nova profissão: a de youtuber.

Inimaginável em gerações passadas, o trabalho de produzir, editar e postar vídeos na internet tem proporcionado uma crescente projeção ao youtubers, especialmente os que conseguem atingir a casa dos milhares de visualizações. É o caso do fortalezense residente em Curitiba, Henrique Grosse, idealizador do canal Clone. Aos 19 anos de idade, ele já conquistou mais de 1,4 milhões de inscritos, ou seja, mais de um milhão de pessoas que querem voluntariamente consumir o que ele produz.

O canal teve início em 2011 tratando exclusivamente de vídeos sobre games, mas com o passar do tempo o youtuber expandiu os conteúdos e passou a compartilhar também pegadinhas, opiniões, acontecimentos do dia a dia, desafios e, principalmente, vídeos com temáticas sobrenaturais e de terror. “Novos materiais são postados três vezes por semana e costumam alcançar a média de 1 milhão de acessos”, comenta o youtuber.


Segredo do sucesso

Henrique atingiu a fórmula perfeita para ganhar destaque no YouTube ao segmentar e fidelizar seu público. Além disso, o jovem investiu em equipamentos e, também, em formação profissional. Hoje, por exemplo, Henrique cursa Cinema no Centro Europeu, uma das mais conceituadas escolas de profissões do país. “Desde que comecei com o canal, eu procuro aprimorar meus conhecimentos em produção audiovisual para trazer mais qualidade aos meus vídeos, e estudar cinema faz toda a diferença. Quando estou produzindo eu sempre procuro colocar em prática os conteúdos que aprendi no curso, e isso acaba fazendo toda diferença”, afirma Henrique Grosse.

Além do curso de Cinema, a escola de profissões curitibana onde Henrique estuda também oferece um curso específico destinado ao segmento, intitulado Academia de YouTube. A iniciativa surgiu no ano passado quando a instituição percebeu que a ascensão dos youtubers exigia capacitação. “A partir do momento em que uma atividade se torna uma fonte de renda, ela precisa ser profissionalizada. A função de youtuber demanda tanto conhecimentos técnicos de produção audiovisual, quanto de identificação de público-alvo, marketing e divulgação. Quem estiver mais bem preparado e investir em produções mais elaboradas, vai se destacar. Foi isso que aconteceu com o Henrique, que além de ser muito criativo sabe usar como poucos as ferramentas e técnicas profissionais”, completa Diego Lopes, supervisor da Academia de YouTube do Centro Europeu.


Fonte: P+G Comunicação Integrada, através de Caroline Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário