quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Série Inédita e Exclusiva do Curta! “Latitude, Longitude”.




Série inédita e exclusiva do Curta!, “Latitude, Longitude” percorre o país em busca dos elementos que formam a cultura brasileira


DIRIGIDA POR BELISARIO FRANCA E PRODUZIDA PELA GIROS, SÉRIE VIAJA DE NORTE A SUL DO BRASIL PARA RETRATAR NOSSAS TRADIÇÕES


A partir do próximo dia 10, o Curta! oferece ao espectador um novo significado para as coordenadas geográficas e revela a diversidade cultural que compõe o mosaico cultural brasileiro. Estreia na Sexta da Sociedade, às 19h30m, a série inédita e exclusiva “Latitude, Longitude”. Ao longo de 21 episódios, a produção visita cidades com as mais variadas tradições para ressaltar a riqueza do patrimônio material e imaterial do país, mostrando de monumentos históricos a danças, gastronomia e artesanato regionais, que forma a múltipla identidade brasileira. Dirigida por Belisario Franca e produzida pela Giros, a série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual / PRODAV 01.

No episódio de estreia, “Olinda sem igual”, estarão as cores, texturas e sons de Olinda, cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1982. Em “Latitude, Longitude”, entram em cena as sombrinhas de frevo, as lantejoulas e as conversas com representantes da Orquestra Henrique Dias, sobre o trabalho de Manuelzinho Salustiano e também sobre a boemia da Bodega do Véio.

O passeio pelas coordenadas geográficas culturais brasileiras vai levar o espectador a lugares diversos. Além do Nordeste, o programa vai passar por Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, para mostrar a diversidade de ritmos com o jongo da Serrinha e aulas de charme. Em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, o destaque é o museu a céu aberto que reúne objetos das primeiras famílias da cidade. Em outra parada mostra Cordisburgo, berço do escritor Guimarães Rosa e conhecida como “cidade coração”, local onde ele passou a infância.

Passando pela mineira São João del Rei, o programa viaja por suas notas musicais, pelo canto de seus sinos e sons de um raro órgão de tudo. Já em Santa Maria de Jequetibá revela que a cidade capixaba preserva a cultura pomerana com suas danças típicas, costumes e tradições. Lá está a maior colônia de imigrantes vindos da Pomerânia, território que não existe mais e que ficava no norte da Polônia e da Alemanha. Esses são alguns dos tesouros culturais brasileiros retratados na série.


SEXTA DA SOCIEDADE

‘Latitude, Longitude’ - Série

Episódio de estreia: Olinda sem igual

Este episódio do Latitude, Longitude tem sombrinha de frevo, lantejoulas, cerveja e muita conversa para jogar fora. O programa pousa em Olinda e corre para as ladeiras do Sítio Histórico para ouvir os metais da tradicional Orquestra Henrique Dias. Também marca um encontro com Manoelzinho Salustiano, um dos filhos do falecido Mestre Salu, que mostra seu mais novo trabalho: Releituras de pinturas do suíço Paul Klee feitas com a técnica de bordado das golas do caboclo de lança do maracatu. E para entrar ainda mais na alma do olindense, o episódio bebe da boemia da cidade na famosa Bodega do Véio e conversa sobre vendas, arte e tudo o que cabe entre um copo de cerveja e outro.


Diretor: Mário Franca

Duração: 26 min.

Estreia: 10 de fevereiro, sexta-feira, às 19h30

Classificação: Livre

Dia 11 de Fevereiro, sábado, às 18h;

Dia 12 de Fevereiro, domingo, às 12h30;

Dia 13 de Fevereiro, segunda-feira, às 3h30;


Sobre o canal Curta!


Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal de TV que cultiva estreita parceria com realizadores, artistas, criadores e produtores culturais. Os principais segmentos temáticos da programação são música, artes visuais e cênicas, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade. O canal está disponível em 12 milhões de lares das principais operadoras de TV por assinatura: NET e ClaroTV (56); OiTV (76); VivoTV (664); GVT (132) e operadoras regionais associadas à NeoTV.


Fonte: Agência Febre, através de Cíntia Brand e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário