segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Crítica: Moonlight - Sob a Luz do Luar (Grande Vencedor - Oscar 2017), ‏através de Marcelo Castro Moraes.


Fonte: www.google.com.br/imagens


A trama é protagonizada pelo menino Chiron, no qual assistimos a sua cruzada em três fases distintas: quando pequeno (interpretado por Alex R. Hibbert) e perseguido por outros alunos por ser fraco; quando adolescente (interpretado por Ashton Sanders), no qual sofre preconceito pela possibilidade de ser gay e quando adulto (interpretado por Trevante Rhodes) onde ele vive amparado pelo submundo que faz parte do seu dia a dia. Em meio a esse trajeto, conhecemos Juan (Mahershala Ali) que estende a mão para Chiron, mas ao mesmo tempo vende as drogas que fazem a mãe do menino (Naomie Warris) cair em desgraça. Em meio a isso, temos o colega de escola (que na fase adulta se torna André Holland) e que tem papel fundamental na vida de Chiron.

Toda a trama se passa numa Miami, que não encontramos nos cartões postais, mas sim numa Miami verdadeira, crua e que não esconde as verdadeiras mazelas que essa cidade apresenta. Numa realidade onde a violência, preconceito, drogas e mortes rondam, e você poderá optar por fugir por algum tempo, ou você se tornará parte dessa teia de eventos.

No principio, Juan tem papel fundamental na formação de Chiron, sendo ele uma espécie de imagem na qual o pequeno protagonista poderá se tornar um dia. Mahershala Ali constrói então um personagem complexo, mesmo estando em pouco tempo em cena, pois nos simpatizamos com ele, mesmo pertencendo por caminhos dos quais não possui volta. Falando nisso, Naomie Warris nos brinda com uma personagem trágica, na qual se submete, tanto ela como o seu filho, em situações dramáticas irreparáveis.

E se o primeiro e segundo ato desse longa-metragem é sobre a construção de uma pessoa, no ato final testemunhamos então a formação dele por completo. É aí que o cineasta Barry Jenkins nos brinda com o melhor do seu cinema, onde sua câmera constrói a trama e ao mesmo tempo consegue extrair todos os sentimentos do protagonista, pelo olhar cheio de histórias para contar, isso é sintetizado ainda mais no momento em que ele reencontra com alguém especial do seu passado.

Moonlight - Sob a Luz do Luar é um filme universal sobre a vida, sobre os percalços no qual ela nos passa, e das feridas emocionais que sempre teimam em nunca cicatrizar.


Trailer

Fonte: www.youtube.com

Fonte: Marcelo Castro Moraes - Crítico Cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário