quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Jovens das Oficinas Querô realizam estreia de seus curtas-metragens na próxima Terça-feira.




Jovens das Oficinas Querô realizam estreia de seus curtas-metragens na próxima terça (13/12), no Cine Roxy


Ao todo, 4 obras audiovisuais foram realizadas no ano, por jovens de 14 a 18 anos, entre eles uma websérie filmada inteiramente com o celular


Chegou a hora de assistir os curtas-metragens produzidos pelos jovens das Oficinas Querô 2016. Este ano, foram quatro obras audiovisuais produzidas, sendo 3 curtas-metragens e uma websérie dividida em 4 capítulos. Todo o trabalho de roteiro, direção, produção, filmagem e edição foram realizados por jovens de 14 a 18 anos das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. O resultado será visto na terça-feira (13/12), na tradicional Sessão de Estreia no Cine Roxy 5 (Gonzaga), às 20 horas.

Neste ano em que a Instituição completa 10 anos, números expressivos foram alcançados. Mais de 700 jovens da região da Baixada Santista participaram do processo seletivo, e 40 deles foram selecionados para integrar a equipe das Oficinas Querô 1º ano. Desta turma, 3 filmes foram produzidos, após passarem por aulas de produção audiovisual, empreendedorismo e cidadania, com profissionais do cinema brasileiro. “Este ano os jovens produziram três documentários, todos com uma mensagem social forte, mostrando o cinema como importante ferramenta para levantar discussões”, comenta Thaianne Spinassi, produtora da turma.

Os jovens das Oficinas Querô 2º ano passaram por um novo período de capacitação, focada para a experimentação no mundo do trabalho e a realização de mais um curta-metragem. A turma resolveu inovar e produziu uma websérie totalmente filmada com o celular. Os equipamentos cinematográficos de som e tripé também foram construídos pela turma. “Essa foi uma ideia trazida por eles e que abraçamos de primeira. Uma proposta que mostra o cinema acessível para todos, bastando ter um equipamento de filmagem nas mãos, seja câmera e celular, e uma boa história pra contar”, reforça a produtora da turma, Ana Claudia Rodrigues.

Com patrocínio do Banco Votorantim, MSC e thyssenkrupp, as Oficinas Querô acontecem desde 2006 e cerca de 400 jovens já passaram pelo projeto. A Instituição encerra o ano comemorativo de 10 anos ultrapassando 100 obras audiovisuais produzidas, entre curtas, séries e um longa-metragem, e 49 prêmios conquistados. O projeto é uma realização do Instituto Querô e Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Santos, Unimonte, Sesc Santos e Viação Piracicabana.


Curtas-metragens 2016

Por meio de uma ação social ligada à Escolinha de Surf Radical de Santos, os jovens das Oficinas Querô 1º ano desenvolveram o documentário “Vidas ao Mar”, que conta a história de duas crianças portadoras de necessidades especiais que encontraram no surf uma forma de superar seus limites.

O documentário “Azuis” aborda o autismo de forma sutil e poética, apresentando personagens de idades diferentes e suas relações com seus familiares. A partir do depoimento dos pais, descobrimos um pouco de como eles vivem, suas maiores dificuldades, mas principalmente do amor que eles emanam.

“Unidos” é um documentário que apresenta o Unidos da 7, um time de futebol de várzea do Parque das Bandeiras, em São Vicente. Em um domingo de jogo, descobrimos um pouco sobre a paixão que envolve toda a comunidade em torno do campo de futebol.

A websérie “21” foi produzida em coletivo pelos jovens das Oficinas Querô 2º ano. Dividida em 4 episódios, a obra audiovisual aborda os principais conflitos que atingem a juventude atual, trazendo temas como a relação do jovem com a internet e a mobilização entre eles. “Por meio de opiniões, a gente procurou mostrar o protagonismo da juventude e a cultura das novas gerações, como pensamos e como buscamos mudanças para o futuro”, complementa Lucas Camargo, um dos realizadores. A websérie será disponibilizada no youtube em 2017.


SESSÃO DE ESTREIA DOS CURTAS DAS OFICINAS QUERÔ 2015

Quando: terça-feira, 13 de dezembro

Horário: 20 horas

Local: Cine Roxy 5 (Avenida Ana Costa, 433 – Gonzaga/Santos)

*Evento somente para convidados


Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Querô, através de Ivan De Stefano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário