sábado, 10 de dezembro de 2016

“Cinema Novo” de Eryk Rocha inaugura Sessão Abraccine.




“Cinema Novo”, de Eryk Rocha, inaugura Sessão Abraccine


A Cinemateca Paulo Amorim é parceira da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) no seu primeiro projeto de exibição e sessões comentadas. O filme escolhido é “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, que ganha debate na próxima terça-feira (dia 13), na sessão das 19h30min. Participam as jornalistas Ivonete Pinto e Mônica Kanitz, associadas da Abraccine.

Com sessões previstas para Belém, Porto Alegre, Recife e Salvador, a Sessão Abraccine está de acordo com o compromisso da entidade em promover as diversas formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre cinema. "A Sessão Abraccine abre um novo campo de atividade da associação, que, aliada ao lançamento de livros e revistas, busca valorizar e incrementar o debate sobre cinema. Priorizando a produção brasileira e os filmes que oferecem importantes contribuições à linguagem, novos ou antigos, o projeto pretende se estender aos vários estados onde há associados da Abraccine", diz o presidente da associação, Paulo Henrique Silva.

"Começar esse projeto com 'Cinema Novo' reflete justamente um dos pensamentos de nossa gestão: estimular o debate constante sobre a produção brasileira, que, na década de 60, era plenamente exercido por críticos que receberam os filmes do Cinema Novo e levaram a nossa cinematografia a um outro patamar, com cada um se alimentando desse rico encontro".

Sobre a Abraccine - Criada em 2011, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema e é a primeira entidade nacional a reunir críticos de todas as regiões do país: são 100 associados de 15 estados. A entidade organiza júris em diversos festivais de cinema, concede prêmios, publica livros especializados, promove cursos e seminários, e trabalha pela inserção da crítica nos mecanismos de discussão das políticas pelo cinema brasileiro.


SINOPSE

Cinema Novo (Brasil, 2016). De Eryk Rocha. Documentário. Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre. Vencedor do 1º Olho de Ouro no Festival de Cannes 2016 - 90min / 12 anos/ DCP / Vitrine Filmes.


Serviço:

Sessão Abraccine apresenta “Cinema Novo”, de Eryk Rocha

9/12 – Cinema da Fundação (Recife), às 14h * debate com Paulo Cunha e André Dib

13/12 - Cinemateca Paulo Amorim (Sala Eduardo Hirtz – Porto Alegre), às 19h30, *debate com Ivonete Pinto e Mônica Kanitz

14/12 – Saladearte XIV (Pelourinho – Salvador), às 18h30, *debate com Rafael Carvalho e Ramon Coutinho (realizador e professor)

28/12 - Cine Olympia (Belém), às 18h30, *debate com Marco Antônio Moreira


Cinemateca Paulo Amorim

Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre

Fone (51) 3226-5787


Fonte: Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário