quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

ACCIRS PROMOVE SESSÃO COMENTADA DO DOCUMENTÁRIO ‘XICO STOCKINGER’.




Encontro será realizado no Instituto Ling, no dia 06 de dezembro, às 19h, e terá como mediadoras Mônica Kanitz e Fatimarlei Lunardelli


A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, em parceria com a Lança Filmes e o Instituto Ling, promoverá uma sessão comentada do filme Xico Stockinger (2012), de Frederico Mendina. A terceira edição da Sessão ACCIRS de Cinema irá ocorrer no dia 06 de dezembro, às 19h, e será mediada pela vice-presidente da instituição gaúcha, Mônica Kanitz, juntamente da professora e critica de cinema Fatimarlei Lunardelli. O encontro contará, ainda, com as participações do doutor em História da Arte José Francisco Alves e da escultura Eloísa Tregnag.

Xico Stockinger, com direção e roteiro de Frederico Mendina, foi exibido na Mostra Especial Cinema Gaúcho na 40° edição do Festival de Gramado. Destaque por ser a primeira produção da Pironauta Filmes e estreia de Mendina na direção, o documentário apresenta a carreira do artista Francisco Stockinger, um dos maiores escultores brasileiros. O longa traz a fala do escultor, a sua trajetória, depoimentos e conta, também, como era a sua vida como um dos notáveis gestores cultural no sul do país. Falecido em 2009, deixou diversas obras espalhadas em Porto Alegre como, por exemplo, o conjunto de duas esculturas de bronze: Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana, localizada na Praça da Alfândega. Essa produção, feita junto da Eloisa Tregnago, compõe o Monumento à Literatura. Além do artista Xico Stockinger, o filme apresenta ainda entrevistas de José Francisco Alves e Paulo Herkenhoff.


Sobre os convidados especiais:

· Mônica Kanitz é formada em jornalismo pela UFRGS atua como editora de cultura no jornal Metro Porto Alegre e como programadora da Cinemateca Paulo Amorim. Atualmente é vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS).


· Fatimarlei Lunardelli é jornalista, professora e crítica de cinema. Formada pela UFRGS, tem mestrado e doutorado em cinema pela USP. É autora dos livros Ô psit! O cinema popular dos Trapalhões (1996), A Crítica de Cinema em Porto Alegre na década de 1960 (2008).


· José Francisco Alves é doutor em História da Arte, autor de curadorias e livros sobre a vida e obra de artistas como Amilcar de Castro e XicoStockinger. Tem publicado artigos em jornais e revistas, no Brasil e exterior. Membro do ICOM, ABCA, e professor de Escultura no Atelier Livre Xico Stockinger desde 2000.


· Eloísa Tregnago é graduada em Letras pela UCS e escultora. Estudou desenho com João Bez Batti entre 1981 a 1983. Mudou- se para Porto Alegre em 1985 e frequentou as aulas de modelagem e escultura com Vasco Prado e Xico Stockinger. Recebeu orientação em desenho de Plínio Bernhard e Danúbio Gonçalves em gravura. Trabalha desde 1987 no Atelier Vila Nova, de Xico Stockinger, com pedra e bronze.


ACCIRS

A Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) foi fundada em março de 2008. É a segunda associação exclusiva de críticos de cinema existente no Brasil. Possui associados da capital e interior do estado, entre jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores e escritores com experiência em jornal, internet, rádio e televisão. Entre outras atividades, concede no início de cada ano o Prêmio Melhores da ACCIRS, que já premiou nomes como David Lynch, José Padilha, Jorge Furtado, Gustavo Spolidoro, Eduardo Coutinho, Matheus Nachtergaele, Michael Haneke e Quentin Tarantino.


SERVIÇO:

Sessão ACCIRS de Cinema: Epidemia de Cores

06 de dezembro – 19 horas

Local: Instituto Ling – Rua João Caetano, 440

Ingressos antecipados: www.institutoling.org.br

Ingressos no local: somente no dia 06 de dezembro a partir das 17h

ACCIRS – Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil


Fonte: Phosphoros Novas Ideias, através de Adriano Cescani e Robledo Milani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário