domingo, 6 de novembro de 2016

Sessão com debate do Simpósio Internacional de Saúde da População Negra na Sala Redenção – Cinema Universitário UFRGS.




O Simpósio Internacional de Saúde da População Negra visa estabelecer subsídios para fortalecimento da implementação da Política Nacional da Saúde da População Negra, constituindo-se como espaço de interação de saberes e diálogos sobre a temática em âmbito internacional, como ação estratégica da Década dos Afrodescendentes.

A programação do evento procura contemplar a diversidade de abordagens sobre a temática, bem como agregar atividades relacionadas à cultura afro-brasileira. Exibiremos na Sala Redenção o documentário Cuidar nos Terreiros (2012). Filmado em São Luís, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, aborda os modelos de cuidados nos terreiros que podem influenciar políticas públicas de saúde. Mostra a pluralidade cultural das religiões de matriz africana e o importante legado cultural preservado pelos terreiros para a preservação da saúde.

Elaine Oliveira Soares, organizadora do Simpósio Internacional de Saúde da População Negra.


Cuidar nos Terreiros (Brasil, 2012, 28 min) Dir. Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde

17 de novembro- quinta-feira – 16h

O documentário apresenta os terreiros como espaços promotores de saúde e importantes parceiros do SUS.

Após a sessão, debate com José Marno da Silva, dentista, integrante do Comité Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde e secretário-executivo da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde.


Serviço

Sessão com debate do Simpósio Internacional de Saúde da População Negra

Sala Redenção - Cinema Universitário UFRGS

Avenida Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS – Porto Alegre RS


Fonte: Tânia Cardoso de Cardoso, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário / Departamento de Difusão Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário