quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Personalidades em campanha contra a Guerra às Drogas.




Com a participação de Wagner Moura, Leandra Leal e Gregório Duvivier, além de dois coronéis da PM do Rio de Janeiro, jornalistas, cientistas e ativistas, vídeo denuncia os males causadas pela atual política de drogas no país.

Um grupo de atores, jornalistas, policiais militares, cientistas e ativistas integra o vídeo de divulgação da campanha “Da Proibição Nasce o Tráfico”, que o CESEC – Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes - lançou na terça-feira, 29 de novembro.

Vídeo


Idealizado pelo escritor João Paulo Cuenca e pelo jornalista Bruno Torturra, com texto em forma de jogral e imagens de arquivo que mostram ações policiais no Rio de Janeiro, o vídeo traz a participação de personalidades com perfis tão distintos como os atores Wagner Moura, Leandra Leal e Gregório Duvivier, os jornalistas Flavia Oliveira e Ricardo Boechat, os policiais militares Cel. Ibis Teixeira e Cel. Jorge da Silva, o empresário e ex-apresentador do programa Navegador da Globonews, Alê Youssef, o Coordenador do Coletivo Papo Reto, Raull Santiago, além das ativistas Maria Aparecida Carvalho (Cidinha) e Margarete Brito (mães de pacientes de maconha medicinal) e do antropólogo Luiz Eduardo Soares.

O vídeo é parte da campanha “Da Proibição Nasce o Tráfico”, lançada em 2015, através do trabalho de vários cartunistas famosos, entre eles Laerte, Angeli e André Dahmer que tiveram seus cartuns estampados na traseira de ônibus. A campanha também já organizou palestras e inúmeras atividades, além de ter trazido ao Brasil nomes proeminentes na discussão sobre política de drogas em todo o mundo, como os norte-americanos Deborah Small, advogada e Carl Hart, neurocientista e professor da Columbia University.

“Por uma coincidência terrível, nosso vídeo vem à tona justamente no momento em que o Rio de Janeiro vive um aumento agudo e intenso dessa trágica guerra às drogas”, reflete a socióloga Julita Lemgruber, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania. O vídeo é essencial para lembrar que os danos causados pela política de guerra às drogas supera, em muito, os danos provocados pelo eventual uso abusivo de qualquer droga”.


Fonte: Agência Lema, através de Mauricio Sacramento, Leandro Matulja, Leticia Zioni e Larissa Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário