sábado, 5 de novembro de 2016

Mostra Tela Indígena na Sala Redenção – Cinema Universitário UFRGS.


As Hiper Mulheres (Brasil, 2011, 80 min) Dir. Carlos Fausto, Leonardo Sette


A Mostra Tela Indígena propõe divulgar filmes feitos por indígenas ou que tratam desta temática. Nossa intenção é divulgar a pluralidade das culturas indígenas, essa multidão de 246 povos no Brasil, que fala mais de 150 línguas. São diferentes maneiras de ver o mundo - e de ser visto por ele. Nossa “Tela Indígena” é uma tela para este outro universo, que muitas vezes passa despercebido do cotidiano do resto dos brasileiros. O audiovisual aqui está transformado em uma ferramenta de diálogo entre essas experiências de vida, uma ponte entre espectador e os outros modos de perceber o mundo que esses povos têm. Propomos, além disso, continuar esse diálogo com os espectadores de forma ainda mais próxima: a Mostra traz convidados indígenas, antropólogos, diretores dos filmes e especialistas, que ajudam o espectador a compreender melhor esse outro universo cultural.

A Mostra Tela Indígena é fruto de uma parceria entre o NIT (Núcleo de Antropologia de Sociedades Indígenas e Tradicionais), que faz parte do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da UFRGS, e a Sala Redenção – Cinema Universitário. Na programação, contamos com filmes da atualidade sobre a questão indígena, tanto produzidos por diretores indígenas como em parceria com estes. Escolhemos transitar entre várias experiências de ser indígena. Ressaltamos, por fim, que a Mostra Tela Indígena é uma proposta de diálogo. Diálogo intercultural, diálogo visual. Diálogo entre modos de ver.


ETE Londres – Londres como uma Aldeia (Brasil, 2016, 30 min) Dir. Tukumã Kuikuro

16 de novembro- quarta-feira – 19h

A viagem feita pelo cineasta indígena Tukumã Kuikuro a Londres afim de explorar as diferenças e similaridades entre a sua cultura e a dos hiper-brancos, termo usado pelos Kuikuro para designar os não-brasileiros.

+

As Hiper Mulheres (Brasil, 2011, 80 min) Dir. Carlos Fausto, Leonardo Sette

Temendo a morte da esposa, um idoso pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar pela última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que conhece todas as músicas encontra-se gravemente doente.

Após a sessão, debate com Tukumã Kuikuro, diretor de ETE Londres – Londres como uma Aldeia; Carlos Fausto, doutor em antropologia social e pesquisador de povos indígenas; e Maria Paula Prates, doutora em antropologia social e professora da UFCSPA.


Serviço

Mostra Tela Indígena

Sala Redenção - Cinema Universitário UFRGS

Avenida Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS – Porto Alegre RS


Fonte: Tânia Cardoso de Cardoso, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário / Departamento de Difusão Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário