terça-feira, 29 de novembro de 2016

Crítica: Snowden - Herói ou Traidor, ‏através de Marcelo Castro Moraes.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Snowden - Herói ou Traidor conta a história real do agente da CIA Edward Snowden (Joseph Gordon-Levitt), cujo seu trabalho era encontrar pela internet possíveis ameaças contra os EUA. Gradualmente, Edward ganhar prestígio, ao ponto de criar novas tecnologias para investigar qualquer um dentro do seu país e também dentro do globo. Não demorou muito para ele perceber que o seu talento estava sendo usado, de uma maneira, que ia contra os seus princípios.

Indo e voltando na história, o roteiro de Stone nos brinda com um verdadeiro quebra cabeça, mas nada que nos deixe confuso, mas sim faça com que a gente compreenda o que levou esse enigmático personagem a ir contra a principal potência do mundo. Aos poucos, percebemos que o vazamento de dados, noticiados em 2013, gerou consequências que prosseguem até hoje. Até mesmo os principais eventos políticos, que aconteceram em nosso país (Lava-Jato, mídia parcial, saída da Presidente Dilma), se encontram nessa teia de espionagens, onde também podemos incluir a última eleição americana, que deu a vitória para Donald Trump.

Mais do que um filme denúncia, a obra de Stone é um retrato do mundo de hoje, totalmente conectado, onde o grande olho encontra-se em Washington. Se fizermos, por exemplo, um determinado comentário nas redes sociais, podemos então estar prontos a nos tornarmos uma fonte de informação. Assim como a Rede Social de David Fincher, Stone nos brinda com todas essas informações e de uma maneira fácil de assimilar, pois é graças a sua montagem de cenas com um ritmo dinâmico, mais uma trilha sonora que se casa muito bem com ela, é então que tudo flui com naturalidade.

Joseph Gordon-Levitt (A Travessia) se sai muito bem na pele Edward Snowden, mas não por ser somente parecido com ele, mas sim por conseguir passar um olhar cheio de conflito, principalmente nos momentos em que lhe é exigido certa carga emocional. Porém, o seu desempenho em cena se completa quando ele contracena com Rhys Ifans, que interpreta aqui o mentor do protagonista, e que sendo um dos engravatados da Casa Branca, defende que um big brother global é o melhor meio para proteger os americanos. Ambos em cena são dois lados da mesma moeda, pois simbolizam o conflito do mundo contemporâneo, cada vez mais dividido entre pessoas que buscam pela verdade e de poderosos que buscam o poder através de uma mídia manipulável, que alimenta um povo cada vez mais alienado.

Com participações ilustres de elissa Leo, Zachary Quinto, Tom Wilkinson e Nicolas Cage, Snowden - Herói ou Traidor não é um filme que apenas retrata os fatos que ocorreram em 2013, mas que também serve de alerta, já que as suas consequências ainda estão em curso e podem, infelizmente, terminar com um dedo famigerado direcionado para o botão vermelho.


Trailer

Fonte: www.youtube.com

Fonte: Marcelo Castro Moraes - Crítico Cinematográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário