quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Cinema e Meio Ambiente na Sala Redenção – Cinema Universitário UFRGS.


O Planeta Verde (La Belle Verte, França, 1996, 93 min) Dir. Coline Serreau


A temática ambiental não é mais um assunto periférico, considerado apenas como preocupação de países ricos e desenvolvidos, mas, sim, uma questão de toda a sociedade. Tal temática foi frequentemente abordada no cinema na forma de documentários, muitas vezes considerados “alarmistas”, e com uma visão fragmentada, sem explicitar o caráter sistémico da degradação ambiental. A proposta do ciclo é justamente revelar o caráter sistémico dela, examinando as conexões entre as diversas crises que se sobrepõem atualmente – crises existencial, social, econômica, e ambiental. Colocar na luz esse sistema complexo, por fim, convida a pensar a relação que os seres humanos desenvolveram entre si e com a natureza. O objetivo, meramente, é questionar a ideia de modernidade e de progresso a partir das realidades que cada um pode observar no dia a dia, para imaginar futuros possíveis.

Após cada sessão, Eléonore Pierrat, estudante de engenharia ambiental da UFRGS e organizadora do Ciclo Cinema e Meio Ambiente, comentará cada um dos filmes.


Em Busca de Sentido (En Quête de Sens, França, 2015, 87 min) Dir. Nathanaël Coste e Marc de la Ménardière

9 de novembro- quarta-feira – 19h

Um recém-formado, após trabalhar no setor financeiro de Wall Street, adquire consciência ambiental e começa uma viagem em busca de um entendimento maior.


Amanhã (Demain, França, 2015, 88 min) Dir. Mélanie Laurent e Cyril Dion

23 de novembro- quarta-feira – 19h

Documentário sobre a ligação entre as crises energética, da agricultura, econômica, democrática e da educação, através de encontros com diferentes atores de mudanças de paradigma.


O Planeta Verde (La Belle Verte, França, 1996, 93 min) Dir. Coline Serreau

30 de novembro- quarta-feira – 19h

Através do olhar de um extraterrestre que decide visitar o planeta Terra, essa fábula denuncia as aberrações dos modos modernos de ser e viver.


Serviço

Cinema e Meio Ambiente

Sala Redenção - Cinema Universitário UFRGS

Avenida Paulo Gama, 110 • Campus Central da UFRGS – Porto Alegre RS


Fonte: Tânia Cardoso de Cardoso, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário / Departamento de Difusão Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário