quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Filme sobre o líder do Teatro Oficina ‘Zé Celso’.


Série inédita na TV, “Iconoclássicos", apresenta filme sobre o líder do Teatro Oficina, Zé Celso.


FILMES POTENTES, DIRIGIDOS POR CINEASTAS CONTEMPORÂNEOS RENOMADOS, INTEGRAM SÉRIE PRODUZIDA PELO ITAÚ CULTURAL


A história de um dos mais importantes e revolucionários personagens do teatro brasileiro é destaque na série especial e inédita na TV, “Iconoclássicos Itaú Cultural”, no sábado, 29. A parceria Curta! e Itaú Cultural apresenta, a partir das 22h, “Evoé - Retrato de um Antropófago”, filme de Tadeu Jungle e Elaine César sobre o diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, reunindo de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do icônico líder do Teatro Oficina. Para retratar o artista, os diretores Tadeu Jungle e Elaine César viajaram para quatro pontos chave da trajetória de Zé Celso: o Sertão da Bahia, a Praia de Cururipe, em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, os diretores construíram uma visão muito particular de uma das maiores personalidades brasileiras de todos os tempos.

A faixa especial “Iconoclássicos Itaú Cultural” antecipa as comemorações do aniversário de quatro anos do Curta!, que ocorre em novembro. Na série, filmes inéditos na TV revelam a trajetória de ícones da cultura brasileira sob o olhar de expoentes diretores de cinema da atualidade. Depois de “EVOÉ! Retrato de um antropófago”, será exibido "Ex Isto", filme dirigido por Cao Guimarães, que articula a experiência no cinema e nas artes plásticas para narrar o imaginário desembarque de René Descartes no Brasil. Na produção, livremente inspirada em “Catatau”, do poeta Paulo Leminski, o ator João Miguel vive um Descartes sob o efeito de ervas alucinógenas, que encontra um mundo estranho, selvagem e contemporâneo nos trópicos.

Segundo a diretora de programação e curadora do canal, Bibiana de Sá, desde as primeiras reuniões da equipe de curadoria, a série “Iconoclássicos” era um objeto de desejo. “Não poderia haver melhor forma de iniciar as comemorações dos quatro anos de vida do Curta! do que exibindo esses filmes incríveis e raros pela primeira vez na televisão brasileira".


ICONOCLÁSSICOS ITAÚ CULTURAL

Iconoclássicos Itaú Cultural (série)

Curta! e Itaú Cultural apresentam “Iconoclássicos Itaú Cultural”, uma série de filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos. A seleção traz documentários sobre o músico e compositor Itamar Assumpção, o artista plástico Nelson Leirner e o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, além de uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski. Todos os filmes são dirigidos por expoentes cineastas brasileiros.


Episódio inédito: “Evoé – Retrato de um antropófago”

Um filme que mistura de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos chave da trajetória de Zé Celso: Sertão da Bahia, Praia de Cururipe, em Alagoas (onde o Bispo Sardinha foi devorado), Epidaurus e Atenas, na Grécia, e o apartamento de São Paulo. Com acesso livre ao infindável e sempre crescente arquivo de imagens e sons do Grupo Oficina, misturados com imagens contemporâneas, constrói-se aqui uma visão muito particular de uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos. O filme pode ser exibido de forma cíclica, pois não tem um começo e com certeza nunca terá fim.


Diretores: Elaine Cesar e Tadeu Jungle

Duração: 104 min.

Exibição: 29 de outubro, sábado, às 22h.

Classificação: 16 anos

Horários alternativos:

Dia 1 de novembro, terça-feira, à 10h;

Dia 2 de novembro, quarta-feira, às 2h e às 16h;

Dia 3 de novembro, quinta-feira, às 10h.


ICONOCLÁSSICOS:
https://www.youtube.com/watch?v=m-jl-In4Ado&list=PLx58vLhHfZtc1kBsbqpOi9CArHcBJ00kv

EVOÉ:
https://www.youtube.com/watch?v=p83zD2KrOeI&list=PLx58vLhHfZtc1kBsbqpOi9CArHcBJ00kv&index=8


O Itaú Cultural e o audiovisual

Produção de cinema é mais uma das marcas do Itaú Cultural. Desde o início dos anos 2000, o instituto tem reafirmado o seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural e artístico do país investindo também no cinema. Da série ICONOCLÁSSICOS aos premiados A paixão de JL, Ela volta na quinta, sucessos de cartaz no país, e, mais recentemente, o filme Rifle – resultado de um projeto selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, programa do instituto de fomento e apoio à arte e cultura brasileiras, que recebeu três premiações no Festival de Cinema de Brasília, 2016 – também levam a sua marca nove longas-metragens, três séries para a tevê, mais de 100 projetos audiovisuais apoiados pelo Rumos e a ação Encontros de Cinema, criada como um espaço de referência para discutir o audiovisual brasileiro.


Fonte: Agência Febre, através de Cíntia Brand e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário