terça-feira, 20 de setembro de 2016

"XINGU CARIRI CARUARU CARIOCA" É O GRANDE VENCEDOR DO IN-EDIT BRASIL 2016.




O documentário XINGU CARIRI CARUARU CARIOCA é o grande vencedor da Competição Nacional pelo voto do Júri no IN-EDIT Brasil 2016 – 8º Festival Internacional do Documentário Musical.

Dirigido por Beth Formaggini, que acompanhou o músico Carlos Malta a quatro pontos do Brasil para encontrar músicos importantes na tradição do pífano, como João do Pife e Dona Isabel Marques da Silva, a “Zabé da Loca", o filme será exibido em outubro no In-Edit Barcelona, com a presença da diretora.

Este ano, a Menção Honrosa do Júri foi para os documentários: DANADO DE BOM, de Deby Brennand, sobre João Silva, compositor e parceiro de Luiz Gonzaga; e WAITING FOR B., de Paulo César Toledo e Abigail Spindel, sobre os fãs da cantora Beyoncé que acamparam em frente ao estádio do Morumbi durante dois meses para ver o show.

WAITING FOR B. levou também o prêmio como melhor documentário pelo voto popular.

O Júri desta edição foi formado pela jornalista e documentarista Flávia Guerra, o cantor e compositor Péricles Cavalcanti, e o jornalista e documentarista Ricardo Calil.


Abaixo, a justificativa do júri:

MELHOR DOCUMENTÁRIO

Xingu Cariri Caruaru Carioca, por sua forma criativa de percorrer a história dos povos e da música brasileira, por meio do olhar apaixonado do músico Carlos Malta.


MENÇÕES HONROSAS

Waiting for B., por retratar muito mais que a espera de fãs por seu ídolo. Junto com esta espera, o filme faz um retrato do jovem brasileiro e suas questões socioculturais.

Danado de Bom, por contar um capítulo importante da música brasileira e nos fazer (re)descobrir um de seus personagens importantes, João Silva. Tudo isso por meio da narrativa documental clássica aliada a soluções criativas de roteiro e montagem, sem abrir da emoção que o personagem e sua música nos provocam.


SERVIÇO:

In-Edit Brasil 2016 - 8º Festival Internacional do Documentário Musical de 07 a 18/09 - Em São Paulo


PREMIAÇÃO 2016

JÚRI OFICIAL - COMPETIÇÃO NACIONAL - MELHOR DOCUMENTÁRIO

Xingu Cariri Caruaru Carioca (Beth Formaggini |2015 |Brasil | 92’)

A diretora Beth Formaggini acompanhou o músico Carlos Malta a quatro pontos do Brasil com o objetivo de promover um encontro entre a "cultura popular" e a "cultura pop". Uma viagem que passou pelo Xingu (MT), Cariri (CE), Caruaru (PE) e terminou na desembocadura do Rio Carioca (RJ), deixando momentos musicais inesquecíveis.


JÚRI OFICIAL - COMPETIÇÃO NACIONAL - MENÇÃO HONROSA

Danado de bom (Deby Brennand | 2016 |Brasil | 75’)

João Silva nasceu em Arcoverde, no sertão pernambucano. Criado somente pelo pai depois que a mãe o abandonou, logo descobriu a paixão pelos ritmos nordestinos. Muito cedo decidiu ir ao Rio de Janeiro para conhecer Luiz Gonzaga. Mesmo se estranhando no início com o ídolo, os dois acabaram tornando-se grandes parceiros e amigos. Dessa união nasceram muitos sucessos como Doutor do Baião, Nem se Despediu de Mim, Pagode Russo, entre tantos outros. Hoje ele relembra suas andanças, os momentos doces e amargos e nos apresenta um personagem fundamental da música brasileira.


JÚRI OFICIAL - COMPETIÇÃO NACIONAL - MENÇÃO HONROSA

JÚRI POPULAR - MELHOR DOCUMENTÁRIO

Waiting for B. (Paulo César Toledo e Abigail Spindel|2015 |Brasil |71’)

Quando o assunto é a espera por um grande show, a expectativa dos fãs não tem limites. Em 2013 dezenas de pessoas acamparam em frente ao estádio do Morumbi durante dois meses para ver Beyoncé.


Fonte: Redação ATTi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário