terça-feira, 20 de setembro de 2016

Realidade Mista: Star Trek crava nova “profecia tecnológica”.




Diretor de Criação da Flex Interativa, a primeira agência do Brasil a criar um post em Realidade Aumentada para o Facebook, compara Holodeck de “Jornada nas Estrelas” com Realidade Mista, que deve se popularizar no País em 2017


A célebre saga de televisão “Star Trek – Jornada nas Estrelas” completa 50 anos neste mês. E, narrativa à parte, a série também se notabilizou por ter antecipado tecnologias, equipamentos e recursos que só viriam a se tornar realidade entre as últimas décadas do século XX e o início do século XXI.

Em matéria recente sobre o cinquentenário de “Star Trek”, a BBC Brasil destacou sete “profecias tecnológicas” criadas por Gene Roddenberry, o autor da série, que hoje fazem parte da sociedade global. São elas: o telefone celular; o computador pessoal; o tablet; a tomografia e a ressonância magnética; o GPS; as memórias USB e as telas planas.

Uma oitava “previsão”, no entanto, já começa a ganhar campo no Brasil. Trata-se da Realidade Mista, que combina elementos físicos e computacionais na criação de um ambiente misto em tempo real.

Na opinião do publicitário Marcelo Rodino, diretor de Criação da agência Flex Interativa e especialista em Realidade Aumentada, “Jornada nas Estrelas” anteviu esse tipo de recurso com os Holodecks.

Na série, Holodecks eram equipamentos usados como entretenimento e fonte de pesquisa para a tripulação. Os Holodecks criavam ambientes e paisagens realistas por meio de imagens holográficas – mecânica similar à usada, hoje, na Realidade Virtual -, mas que eram passíveis de interação, a exemplo do que ocorre na Realidade Aumentada. “Na prática, os Holodecks de ‘Star Trek’ funcionavam como a Realidade Mista, ainda pouco difundida no Brasil, mas que deve ganhar destaque em 2017, com o lançamento dos óculos HoloLens, da Microsoft”, explica Rodino. “A Realidade Mista nada mais é do que a composição dos elementos da Realidade Virtual com os da Realidade Aumentada, ambas mais conhecidas no País.”

A Flex Interativa, de São Paulo (SP), foi a primeira agência do Brasil a colocar no ar, no Facebook, um post em Realidade Aumentada. A ação foi executada no final de agosto, no perfil do ilusionista brasileiro Issao Imamura, cliente da Flex.

Agora, em reconhecimento ao caráter “profético” de “Star Trek” e em homenagem aos milhões de brasileiros fãs da saga, a Flex Interativa acaba de colocar no ar um post temático em Realidade Aumentada de “Jornada nas Estrelas”.

Para visualizá-lo, o usuário deve fazer o download da aplicação Flex Interativa AR na Google Play Store, acessar o perfil da agência no Facebook e apontar o celular para a post “Star Trek 50 Anos”.


A Flex Interativa

Fundada em 2000, a Flex Interativa é uma agência full service que atua sob o conceito de butique, com portfólio marcado por projetos inovadores, desenvolvidos com recursos tecnológicos de ponta.

Na década de 90, a agência foi uma das pioneiras no uso de tecnologia Flash na comunicação digital brasileira. “Sempre fomos uma agência de vanguarda, empenhada em antecipar tendências e propor algo inovador ao mercado”, avalia Fernando Godoy, diretor Comercial da Flex. “Agora, chegou à vez de entregarmos um novo conceito de interatividade, por meio da Realidade Aumentada nas mídias sociais, ao mercado da Comunicação”, conclui.

Desde 2014, a Flex mantém parceria estratégica com a agência californiana North South Studios, especialista em projetos de Realidade Aumentada, Virtual e Mista (Aumentada + Virtual), desenvolvidos com a Magic Leap e a Vuforia, referências mundiais no uso dessas tecnologias.


Fonte: Fernando Godoy, sócio-fundador e diretor Comercial da Flex Interativa e Marcelo Rodino, sócio e diretor de Criação da Flex Interativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário