quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Gabriel Sater estrela show e documentário no SescTV neste domingo (25/09).


Os programas inéditos com o artista serão exibidos a partir das 21h e podem ser conferidos também pelo site www.sesctv.org.br/aovivo


O intérprete, instrumentista, compositor e ator Gabriel Sater conta detalhes de sua formação e de sua carreira no documentário da série Passagem de Som e, em seguida, mostra todo seu talento em show do Instrumental Sesc Brasil neste domingo, 25 de setembro. As produções, com direção geral de Max Alvim, podem ser conferidas no SescTV, a partir das 21h, e também ao vivo pelo site www.sesctv.org.br/aovivo.

Paulistano criado no Mato Grosso do Sul, o músico de 34 anos acaba de completar 16 anos de carreira. Filho do grande violeiro Almir Sater, Gabriel herdou não só o sobrenome, mas todo o talento do pai e já traz na bagagem três CDs lançados (um deles totalmente instrumental), mais de 80 composições criadas, parcerias com grandes nomes da música como a com Sá (da dupla com Guarabyra), que já deu origem a 29 canções, além de atuações na novela global “Meu Pedacinho de Chão”, da Rede Globo, e no teatro musical com “Nuvem de Lágrimas”, do qual é protagonista, que esteve em cartaz em São Paulo e Rio de Janeiro e segue temporada por Ribeirão Preto (24 e 25 de setembro) e Belo Horizonte (7 e 8 de outubro).

No documentário, o artista conta que começou a se interessar por música aos 15 anos e que estava descobrindo o violão brasileiro na época em que fez um intercâmbio nos EUA quando conheceu ali o álbum “Friday Night São Francisco”, dos violonistas Paco de Lucía, Al Di Meola e John McLaughlin, que o influenciou nas técnicas para tocar. Gabriel recorda ainda que foi apresentado por seu pai ao violonista e compositor Yamandu Costa, que na época participava de uma turnê com Almir Sater e com o acordeonista Renato Borghetti. “Eu ainda não tinha tido acesso, mesmo vindo de uma família de músico, à música instrumental. Isso abriu minha cabeça de uma maneira que eu nunca mais olhei para trás”, comenta.

Gabriel Sater conta que, naquele ano, começou a estudar com o maestro gaúcho Cristiano Kotlinski, adepto à música brasileira e de fronteira. Alguns desses ritmos, Gabriel já ouvia na casa de seu avô, Fuad Sater, mas na época não pensava em ser músico. Unindo tudo que ouviu e aprendeu e inspirado no trabalho do pai, Gabriel moldou o seu estilo, resultado de influências distintas e, ao mesmo tempo, complementares, que vai do tradicional ao contemporâneo, passeando por estilos como pop, regional, sertanejo e música latino-americana, com influências de rock, blues, folk, MPB e jazz.

O documentário apresenta também a paixão do artista pela natureza e contempla depoimentos do pianista Bruno Piazza, da atriz e dramaturga Anna Toledo e do músico e ator Paulo Miklos, além do ensaio do show para a série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência.

No espetáculo, Gabriel Sater executa composições inéditas e autorais que farão parte de seu próximo projeto, temas violados de seu pai Almir Sater, obras de identidade latina como tangos de Piazzolla e Gardel, chamamés de Ramon Xisto Rios, Cocomarola e irmãos Flores, peças eruditas de Agustín Barrios, e muito mais, acompanhado por sua banda formada por João Gaspar (violão), Álvaro Couto (acordeon e teclado) e Paulinho Vicente (bateria).


Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.


SERVIÇO:

Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil com Gabriel Sater

Estreia: 25/9, domingo, a partir das 21h

Reapresentações: 26/9, segunda, às 16h30; 27/9, terça, às 9h30; 28/9, quarta, às 11h; 29/9, quinta, às 13h; e 1/10, sábado, às 14h

Classificação indicativa: livre

Produção: Canal Independente

Para sintonizar o SescTV: Canal 128, da Oi TV. Assista também online em www.sesctv.org.br/aovivo


Fonte: SESCTV - Jô Santina / Cadência Comunicação – assessoria de Gabriel Sater. Através de Milena Ootuca e Mara Conti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário