segunda-feira, 5 de setembro de 2016

‘Esteros’ ganhou os ‘Kikitos’ Prêmio Especial do Júri e Júri Popular na edição 2016 do Festival de Cinema de Gramado.




Filme sobre amor entre dois rapazes, amigos de infância, ganha Prêmio Especial do Júri e do Voto Popular no Festival de Cinema de Gramado


‘Esteros’ é uma coprodução brasileira (Latina Estudio) e argentina (Hain Cine e Mulata Filmes) e concorreu na categoria Filmes Estrangeiros nessa que foi a sua primeira exibição no Brasil


O preconceito familiar no romance entre dois amigos de infância em uma pequena cidade na fronteira da Argentina com o Brasil ganhou os ‘Kikitos’ Prêmio Especial do Júri e Júri Popular na categoria ‘Filmes Estrangeiros’ da 44ª edição do Festival de Cinema de Gramado, encerrado neste sábado, 3, na cidade gaúcha. Coprodução da brasileira Latina Estudio, com as argentinas Hain Cine e Mulata Filmes, o longa ‘Esteros’ teve a sua primeira exibição no Brasil, após já ter percorrido festivais nos Estados Unidos, Canadá e Chile.

Dirigido pelo argentino estreante na telona, Papu Curotto, ‘Esteros’ narra a passagem de tempo do amor entre Matias, interpretado por Ignacio Rogers, e Jerônimo, personagem de Esteban Masturini, em Paso de Los Libre, pequena cidade argentina na divisa com o Brasil. Ao final dos anos 1990, os amigos inseparáveis vivem juntos o despertar da sexualidade e nos dias atuais, já adultos, eles se reencontram, como que por acaso. Cada um com sua vida feita, agora são eles que devem tomar a decisão de enfrentar a relação entre ambos.

Filho da atraente e tradicional mãe brasileira Inês (interpretada por Mariana Martinez) e do formal e exigente Roberto (Pablo Cura), Matias reprime seus sentimentos na tentativa de seguir os valores impostos pela sociedade e, consequentemente, na busca pela aproximação e aceitação dos pais. Matias namora Rochi, interpretada por Renata Calmon, uma bela mulher que faz de tudo para agradar seu namorado, mas que anda frustrada pelo distanciamento dele. Enquanto Jerônimo vivencia o oposto à medida que mantém uma relação amigável com sua carinhosa mãe Marilu, humanizada por Maria Merlino, e o pai Estevão (Marcelo Subiotto). O longa ainda conta com a participação do ator brasileiro Felipe Titto.

O filme evidencia a primeira paixão, que é anterior à consciência do desejo e de seus limites, e mostra a influência do sentimento na vida posterior dos dois jovens. “Dois aspectos são fundamentais nessa história: delicadeza para falar do desejo entre dois pré-adolescentes e naturalidade para expor o reencontro dos personagens já adultos, considerando que Esteros não é apenas uma história de amor entre homens, mas também é – com a mesma potência – a narração do despertar pré-adolescente ao amor e à sexualidade”, explica Curotto.

A paisagem natural do estado de Corrientes, onde fica Paso de los Libres, é a chave do relato. ‘Esteros Del Iberá’, principal locação do filme, com seu potencial visual e a realidade de uma beleza em risco, carregam de intensidade os acontecimentos e as tensões entre Matias e Jerônimo. “É importante mostrar estes acontecimentos e os contextos que repercutem neles, os influenciam e, em várias ocasiões, os censuram ou os negam”, destaca o diretor. “Nestes tempos de abertura e visibilidade das diferenças que, felizmente, transitamos como sociedade, é essencial dar lugar a estas histórias. Contar, a partir de um ponto de vista transparente, a diversidade como parte construtiva da nossa identidade é mostrar outras formas de ser nos relatos que nos contam” Curotto finaliza.


Trailer



Fonte: Casa do Bom Conteúdo, através de Rodrigo Cabral e Marcelo Affini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário