terça-feira, 13 de setembro de 2016

CineDHebate em Direitos Humanos na Sala Redenção – Cinema Universitário.




O Homem das Novidades (The Cameraman, Estados Unidos, 1928, 69 min) Dir. Edward Sedgwick, Buster Keaton

28 de setembro- quarta-feira – 19h

Um fotógrafo de retratos que se apaixona por uma mulher que trabalha como secretária na MGM e decide arrumar um emprego na companhia para impressioná-la, mesmo sem experiência alguma.


Iván

A Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com o Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados (GAIRE) do Serviço de Assessoria Jurídica e Universitária (SAJU) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta o filme Iván (2011), do diretor Guto Pazko. A obra versa sobre um ucraniano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que foi retirado à força de seu país pelos nazistas em 1942 para que realizasse trabalhos forçados na Alemanha e, após isso, fugiu para o Brasil e não pode mais encontrar seus familiares.

A proteção aos refugiados é uma preocupação da comunidade internacional desde o final da II Guerra Mundial, pois esta culminou com o deslocamento de 40 milhões de pessoas dentro do continente europeu. Em 1951 é assinada a Convenção de Genebra, que foi o primeiro documento que definiu este status de proteção jurídica. O Brasil é signatário da Convenção desde a década de 60 e a partir da década de 90, com a aprovação e implementação de sua legislação própria sobre o tema, tem atuado de maneira organizada no reconhecimento dos deslocados forçados motivados por conflitos. O filme contribui com o cinema brasileiro e com o tema dos refugiados ao aprofundar uma relação delicada entre quem tem que se deslocar por razões externas e o seu local de nascimento: a saudade dos familiares e da terra natal.

Assim, levar este debate para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é fundamental em tempos que o ódio e as guerras têm se multiplicado. - Aline Passuelo de Oliveira, membro do Grupo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados do SAJU-UFRGS.


Iván (Brasil, 2011, 109 min) Dir. Guto Pasko

21 de setembro- quarta-feira – 19h

A história real de um refugiado da 2ª Guerra Mundial que deixou a Ucrânia e toda a sua família para trás quando foi levado pelos nazistas para os campos de trabalho forçado na Alemanha. Ele nunca mais conseguiu retornar à sua terra, e acabou reconstruindo sua vida no Brasil.

Após a sessão, debate com Alexei Conde Indursky, mestre em psicanálise e psicopatologia pela Universidade Paris 7; Aline Passuelo de Oliveira, doutoranda e mestra em sociologia pela UFRGS, professora da Universidade de Caxias do Sul e membro do GAIRE; e Bruno Palombini Gastal, graduando em Relações Internacionais pela UFRGS e secretário de cultura do Centro Estudantil das Relações Internacionais – UFRGS.


Fonte: Tânia Cardoso de Cardoso. Departamento de Difusão Cultural / Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário