quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ACCIRS PROMOVE SESSÃO COMENTADA DO DOCUMENTÁRIO ‘EPIDEMIA DE CORES’.




Encontro será realizado no Instituto Ling, no dia 29 de setembro, às 19h. O debate será mediado por Robledo Milani e terá participação de Tania Fonseca, Leonardo Garavelo e William Silveira


A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, em parceria com a Lança Filmes e o Instituto Ling, promoverá uma sessão comentada do filme Epidemia de Cores (2016), de Mário Eugênio Saretta. A segunda edição da Sessão ACCIRS de Cinema irá ocorrer no dia 29 de setembro, às 19h, e será mediada pelo crítico Robledo Milani, presidente da instituição gaúcha. O encontro contará, ainda, com as participações da psicóloga Tania Mara Galli Fonseca, do doutor em psicologia social Leonardo Garavelo e do crítico William Silveira, do portal Papo de Cinema.

Epidemia de Cores, com direção, produção e roteiro de Mário Eugênio Saretta, estreou em junho deste ano e ficou oito semanas em cartaz na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana. A obra retrata o dia a dia dos participantes e coordenadores de uma Oficina de Criatividade ministrada no Hospital Psiquiátrico São Pedro, antigo hospício de Porto Alegre. É uma reflexão sobre arte, saúde mental e direitos humanos. Em mais de dois anos de filmagens, o diretor realizou sozinho a captação de imagens interagindo com os participantes para falar sobre arte, loucura e liberdade. “Não há uma busca por um artista, mas pela importância de levarmos a sério a expressão destas pessoas. Meu interesse foi um encontro com cores, com histórias de vida, mas principalmente com acontecimentos não registráveis em prontuários médicos. Realizado com participantes da Oficina de Criatividade, sejam eles moradores do hospital ou apenas interessados em arteterapia, é um filme que visa produzir uma relação de afeto com vidas que pulsam em um hospital psiquiátrico que nasceu como um hospício”, conta Saretta.


Sobre os convidados especiais:

· Robledo Milani é presidente da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e membro fundador da ABRACCINE e Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Publicitário, formado pela UFRGS, também é editor-chefe do portal Papo de Cinema.


· Tania Mara Galli Fonseca é psicóloga e professora titular do Instituto de Psicologia da UFRGS. Ata como docente-pesquisadora dos programas de pós-graduação da universidade gaúcha em psicologia social e institucional e informática educativa.


· Leonardo Garavelo é doutor em psicologia social e institucional pelo PPGPSI/UFRGS. Leciona da UNIRITTER atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação. É especialista em análise institucional, desenvolve trabalhos com comunidades, escolas da rede pública e a atenção básica em saúde.


· William Silveira formado pela UFRGS é crítico de cinema do site Papo de Cinema.


ACCIRS

A Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) foi fundada em março de 2008. É a segunda associação exclusiva de críticos de cinema existente no Brasil. Possui associados da capital e interior do estado, entre jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores e escritores com experiência em jornal, internet, rádio e televisão. Entre outras atividades, concede no início de cada ano o Prêmio Melhores da ACCIRS, que já premiou nomes como David Lynch, José Padilha, Jorge Furtado, Gustavo Spolidoro, Eduardo Coutinho, Matheus Nachtergaele, Michael Haneke e Quentin Tarantino.


SERVIÇO:

Sessão ACCIRS de Cinema: Epidemia de Cores

29 de setembro – 19 horas

Local: Instituto Ling – Rua João Caetano, 440

Ingressos antecipados: www.institutoling.org.br

Ingressos no local: somente no dia 29 de setembro a partir das 17h

ACCIRS – Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil


Fonte: Phosphoros Novas Ideias, através de Filipe Chagas, Adriano Cescani e Robledo Milani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário