quarta-feira, 31 de agosto de 2016

MARLUI MIRANDA NA SÉRIE SOBRE A PALAVRA FUTURO DO UNIMÚSICA 35 ANOS.




No quarto concerto da série sobre a palavra futuro, que comemora seus 35 anos de criação, o UNIMÚSICA convida a artista e pesquisadora MARLUI MIRANDA, que apresenta no dia 08 de setembro Fala de bicho, fala de gente, seu mais recente trabalho. O concerto acontece às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. Na véspera, também às 20h, ela será entrevistada pelos artistas Laura Backes e Daniel Ezirik e por James Mello, aluno-bolsista da UFRGS TV, em encontro aberto ao público, na Sala II do Salão de Atos.

Cantora, compositora e arranjadora, Marlui Miranda dedica-se há quase trinta anos à música indígena. Trajetória que fez dela a mais importante intérprete e pesquisadora do tema no Brasil. Já são dez álbuns registrando o cancioneiro indígena e Fala de bicho, fala de gente, que lhe rendeu o Prêmio da Música Brasileira de melhor cantora em 2015, traz 15 faixas inspiradas em cantigas de ninar da tribo Juruna.

O processo de elaboração do disco foi acompanhado de perto pelos juruna, que participaram das gravações através do Skype. Com a intenção de adaptar as cantigas de modo a não revelar totalmente sua estrutura original, Marlui recria as canções cobrindo-as com uma textura de harmonia, improvisos, acordes, percussões e pequenas alterações em sua linha melódica. O registro e a reinterpretação das músicas pertencentes à tradição oral da tribo conciliam tradição e contemporaneidade, ressaltando a beleza desses cantos indígenas e nos aproxima da diversidade linguística do Brasil.

A cantora já dividiu palcos com diversos povos indígenas, como Mehinako Kamalurre, Aparita, Uyai, Karanai, Yanuno, Tukano, Tuyuka, Wayana, Apalai, Katxuyana e Tiriyó. Ela recebeu a Medalha do Mérito Cultural do Ministério da Cultura em 2002, em reconhecimento à sua contribuição à cultura indígena no país. Em dezembro de 2005, obteve o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente por sua contribuição ao desenvolvimento da cultura e sustentabilidade na Amazônia Brasileira. Marlui também atuou no cinema como supervisora musical do filme “Hans Staden”, de Luís Alberto Pereira, conquistando o prêmio de melhor trilha sonora no Festival de Cinema de Brasília.

Marlui tem atuado regularmente como professora visitante e artista-em-residência em universidades nacionais e internacionais. Ela recebeu bolsas de apoio à pesquisa no Brasil e no exterior de entidades como a Fundação Rockfeller, The John Simon Guggenheim, Fundação Vitae e RioArte.

Na apresentação do Unimúsica, Marlui será acompanhada pelo contrabaixista Rodolfo Stroeter, pelo violonista Paulo Bellinati, pelo percussionista Caíto Marcondes e pelo baterista Ricardo Mosca.

O Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS com parceria cultural da Fundação Médica do Rio Grade do Sul.


UNIMÚSICA 35 ANOS – SÉRIE SOBRE A PALAVRA FUTURO

08 de setembro: Marlui Miranda | Fala de bicho, fala de gente

06 de outubro: Carina Levitan + Gisele de Santi + Gutcha Ramil + Vanessa Longoni | Sobre a palavra futuro

03 de novembro: Elza Soares | A mulher do fim do mundo


UNIMÚSICA 35 ANOS | SÉRIE SOBRE A PALAVRA FUTURO

MARLUI MIRANDA | ENTREVISTA ABERTA COM LAURA BACKES, DANIEL EIZIRIK E JAMES MELLO

Quando: 07 de SETMEBRO, quarta-feira, às 20h

Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Entrada Franca


MARLUI MIRANDA |FALA DE BICHO, FALA DE GENTE

Quando: 08 de SETEMBRO, quinta-feira, às 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Retirada de entradas através da troca de um livro em bom estado por ingresso a partir de 05 de SETEMBRO (SEGUNDA-FEIRA), das 9h às 20h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS.


Fonte: Lígia Petrucci - Coordenação e curadoria Projeto Unimúsica / Departamento de Difusão Cultural, PROREXT – UFRGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário