quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont” promove nova exibição de documentários dedicados ao inventor brasileiro, em agosto, no Museu do Amanhã.


Sessões de “O Homem Pode Voar” e “Santos Dumont – O desafio do ar” acontecem nos dias 24 e 31, respectivamente


Quem não pode assistir aos documentários sobre Alberto Santos Dumont no mês de julho, no Museu do Amanhã, não perdeu a chance de saber ainda mais sobre a trajetória desse grande visionário brasileiro. A exposição temporária “O Poeta Voador, Santos Dumont” vai promover a exibição dos documentários “O Homem Pode Voar” e “Santos Dumont – O desafio do ar” no auditório do museu, como parte de suas ações educativas, nos dias 24 e 31 de agosto, respectivamente, às 16h. Serão sempre duas apresentações por mês até o encerramento da mostra, em 30 de outubro. Ao realizar a compra online do ingresso do Museu (https://ingressos.museudoamanha.org.br), o visitante poderá conhecer a mostra temporária e assistir ao filme, sem necessidade de inscrição. A lotação do auditório está sujeita à capacidade do espaço – 380 lugares.

“Durante o processo de pesquisa para criação e desenvolvimento da exposição, encontramos esses documentários sobre Santos Dumont e resolvemos dividir com o público como um desdobramento. É uma maneira de trabalharmos o conteúdo para além do espaço expográfico, dialogando com os visitantes que têm interesse também na linguagem cinematográfica”, explica Deca Farroco, gerente da área de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho.

“O Homem Pode Voar”, de Nelson Hoineff, destaca a participação fundamental do brasileiro na história da aviação. Imagens históricas de voos realizados por Santos Dumont em seus maiores inventos, o 14-Bis e Demoiselle, são apresentadas no filme, que tem roteiro assinado por Henrique Lins de Barros, consultor técnico da mostra em cartaz. Já em “Santos Dumont – O desafio do ar”, de Adolfo Rosenthal, o próprio Dumont narra sua trajetória a partir de trechos extraídos de relatos de sua vida. O documentário mostra mais do que a genialidade e o pioneirismo do cientista: revela também o poeta, filósofo e visionário que jamais desistiu do seu sonho. Para dar vida às cenas dos voos do inventor, foram usadas réplicas do 14-Bis e do Demoiselle em tamanho natural, que reproduziram com grande realismo as tentativas do aviador de alcançar o céu.

“As sessões apresentam diferentes facetas da vida de Dumont em dois documentários com olhares distintos. Um revela a biografia do inventor, suas inovações, enquanto o outro se baseia nas próprias memórias dele e lança olhar mais íntimo sobre sua história. Mostrar isso no Museu do Amanhã, ao lado da exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont”, amplifica a importância de Santos Dumont como um brasileiro inovador, à frente do seu tempo”, comenta Leonardo Menezes, gerente de conteúdo do Museu do Amanhã.

A exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont” tem concepção e realização da Fundação Roberto Marinho, patrocínio exclusivo da Shell Brasil e apoio do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Serviço

Museu do Amanhã - Auditório

Praça Mauá, 1 – Centro


24/08 - "O Homem Pode Voar"

Horário: 16h


31/08 – “Santos Dumont – O desafio do ar”

Horário: 16h


Compra online de ingresso do Museu dá direito à mostra temporária e exibição do documentário, sem necessidade de inscrição: https://ingressos.museudoamanha.org.br


Ficha técnica

O Homem Pode Voar

Direção: Nelson Hoineff

Ano: 2005

Duração: 75 min

País: Brasil

Classificação: Livre


Santos Dumont – O desafio do ar

Direção: Adolfo Rosenthal

Ano: 2006

Duração: 52 min

País: Brasil

Classificação: Livre


Fonte: APPROACH COMUNICAÇÃO, através de Priscila Antunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário