quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Em Cartaz: Documentários na Sala Redenção – Cinema Universitário.


Últimas Conversas (Brasil, 2015, 87 min) Dir. Eduardo Coutinho


Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com Sesc/RS, apresenta quatro documentários, de diferentes partes do mundo, realizados entre 2010 e 2015. Últimas Conversas (2015), derradeiro longa de Eduardo Coutinho abre a programação. Neste último filme, o diretor se debruça sobre o universo de jovens entre 16 a 18 anos do ensino médio de escolas públicas do Rio de janeiro. Em função da trágica morte do realizador, o filme acabou sendo finalizado por dois de seus grandes colaboradores: João Moreira Salles e Jordana Berg. Também presente na programação, o média-metragem Jornada ao Oeste (2014), direção de Tsai Ming-liang, é mais um capítulo de uma série que o diretor realiza desde 2012, apresentando a performance de um monge tailandês que caminha pelas ruas de cidades movimentadas. Neste filme a cidade escolhida e Marseille, na França. Uma performance art sobre o encontro e o movimento de duas culturas com velocidades diferentes. Dois outros importantes documentários estão presentes na programação. A caverna dos Sonhos esquecidos (2010) do realizador alemão Werner Herzog, e Nostalgia da Luz (2010) do diretor chileno Patrício Guzmán. O filme de Werzog nos brinda com a possibilidade de conhecer a caverna de Chauvet, descoberta em 1994 no sul da França, que esconde no seu interior um verdadeiro tesouro arqueológico quase intocado. Poucos pesquisadores têm permissão para visitar a caverna, algo que Herzog e sua equipe conseguiram. Impossível ficar indiferente à beleza dos desenhos e formas geológicas de mundo à parte e de um ambiente praticamente intocável por milhares de anos. Uma pena não ser possível à versão em 3D que, nesse caso, se justifica pela sensação dada ao espectador de participar ativamente da visita à caverna. Nostalgia da luz fecha a programação. Neste filme, o realizador Patrício Gusman, importante diretor de vários documentários sobre a situação política do Chile (entre eles a trilogia A Batalha do Chile), vai até o deserto de Atacama para de lá desenterrar mais uma parte da história escondida da ditadura de Pinochet.

Tânia Cardoso de Cardoso / Coordenadora e curadora Sala Redenção – Cinema Universitário.


O Quê: Em cartaz: Documentários

Quando: 01 a 13 de setembro

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


Últimas Conversas (Brasil, 2015, 87 min) Dir. Eduardo Coutinho

01 de setembro- quinta-feira - 16h

06 de setembro- terça-feira - 19h

08 de setembro- quinta-feira – 16h

13 de setembro- terça-feira - 19h

Entrevistas com estudantes do ensino médio público do Rio de Janeiro, com perguntas sobre suas vidas e expectativas para o futuro.


Jornada ao Oeste (Xi You, França/Taiwan, 2014, 56 min) Dir. Ming-liang Tsai

01 de setembro- quinta-feira – 19h

02 de setembro- sexta-feira – 16h

08 de setembro- quinta-feira – 19h

09 de setembro- sexta-feira – 16h

Um monge vestido de vermelho caminha lentamente pelas ruas e praças de uma cidade.


Nostalgia da Luz (Nostalgia de la Luz, França/Chile/Alemanha/Espanha/Estados Unidos, 2010, 90 min) Dir. Patricio Guzmán

02 de setembro- sexta-feira – 19h

05 de setembro- segunda-feira – 16h

09 de setembro- sexta-feira – 19h

12 de setembro- segunda-feira – 16h

No deserto do Atacama, astrônomos de todo mundo observam as estrelas enquanto mulheres procuram seus parentes, desaparecidos na ditadura chilena.


A Caverna dos Sonhos Esquecidos (Cave of Forgotten Dreams, Canadá/Estados Unidos/França/Alemanha/Reino Unido, 2010, 90 min) Dir. Werner Herzog

05 de setembro- segunda-feira – 19h

06 de setembro- terça-feira – 16h

12 de setembro- segunda-feira – 19h

13 de setembro- terça-feira – 16h

Filmagens do interior da caverna Chauvet, no sul da França, onde, em 1994, foram encontrados centenas de desenhos rupestres, datados de cerca de trinta mil anos atrás.

Após a sessão do dia 05 de Setembro, segunda-feira, às 19h, debate com Luis Edegar, professor de História da Arte do Instituto de Artes da UFRGS.


Fonte: Tânia Cardoso de Cardoso - Coordenadora e curadora Sala Redenção – Cinema Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário