terça-feira, 26 de julho de 2016

11º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SP: ÚLTIMOS DIAS!




Acontece até o dia 27 de julho a décima primeira edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.


Estão presentes títulos da homenageada deste ano, a paulista Anna Muylaert, ao lado de produções pinçadas das seções Contemporâneos, Divas, Cine Negro, DocTV Latinoamérica 10 Anos e Encontros e Debates.


No total, a programação do evento reúne 118 títulos, dos quais 53 (ou 45%) são dirigidos por cineastas mulheres, confirmando a crescente presença feminina na atual cinematografia da região. As atividades acontecem até 27/07 no Memorial da América Latina (tenda de projeções, espaço PETROBRAS de encontros e Biblioteca Latino-Americana), Cinesesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Circuito Spcine Lima Barreto (Centro Cultural São Paulo), Circuito Spcine Olido, Circuito Spcine Caminho do Mar, Circuito Spcine Meninos, Circuito Spcine Perus e Centro de Pesquisa e Formação – Sesc São Paulo.

A curadoria do 11º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é assinada por João Batista de Andrade, Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho, sendo estes dois últimos também diretores do evento. Uma realização do Memorial da América Latina, da Secretaria de Estado da Cultura, e da Associação do Audiovisual, o festival é uma iniciativa do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com patrocínio da Petrobras, correalização da Spcine e do Sesc São Paulo, e apoio cultural do Centro Cultural Banco do Brasil.


Mais informações podem ser acessadas no website do festival http://www.festlatinosp.com.br/.


DESTAQUES

Produção da Guatemala inédita no Brasil, “A Maior Casa do Mundo” foi selecionado para os festivais de Berlim e Biarritz, tendo merecido o prêmio especial do júri em Huelva (Espanha). Dirigido pela dupla Ana V. Bojórquez e Lucía Carreras, o filme mostra uma menina que vive nas montanhas enfrentando seus medos diante da natureza e, especialmente, do nevoeiro. A codiretora Lucía Carreras teve seu longa de estreia, “Nos Vemos Papá” lançado no Festival de Morélia. Já a guatemalteca Ana V. Bojórquez acompanha a projeção do filme em São Paulo, hoje, terça, às 21h, no Cinesesc e na quarta, 27/07, às 17h, no CCBB.

Também está agendada uma edição especial do projeto Cinema da Vela discutindo “O Papel do Realizador no Cinema Latino-Americano Contemporâneo”, com a presença de Alejandro Fernández Almendras (Chile, cineasta), Lucía Ferreyra (Argentina, cineasta) e Sérgio Rizzo (Brasil, mediador), às 19h30, no Cinesesc.

Programado em pré-estreia mundial para a sessão de encerramento do 11º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, em 27/07, às 20h30, no Memorial da América Latina, “Estopô Balaio”, é o 17º filme de Cristiano Burlan, e seu sétimo longa-metragem. Nele, o premiado realizador de “Mataram Meu Irmão” (2013) acompanha o grupo homônimo de teatro, que desenvolve processo artístico a partir das experiências de moradores do Jardim Romano (Zona Leste paulistana) com as águas das enchentes que assolam suas vidas há mais de uma década. “São todos atores neste processo de fabular a própria vida, todos pactuam com o ato teatral”, afirma Burlan.


Serviço:

11º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

20 a 27 de julho de 2016


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Eliz Ferreira e Valéria Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário