terça-feira, 21 de junho de 2016

Centro Cultural Hallyu abre as portas em São Paulo.


Polo multicultural irá promover intercâmbio entre a Coreia e o Brasil através de programação cursos e eventos


No dia 02 de julho, a partir das 15 horas, a jornalista e escritora Yoo Na Kim (foto acima) vai inaugurar o Centro Cultural Hallyu no bairro do Bom Retiro, reduto da comunidade coreana em São Paulo. Além da presença de autoridades, a abertura contará com apresentações de dança e música típicas e uma exposição de quadros de artistas coreanos.

Autora dos livros Jovem Coreia, Brasil e Coreia: 50 Anos de Amizade e Aprendendo Hangul, entre outras publicações, Yoo Na sentiu a necessidade de criar um espaço independente para promover o intercâmbio entre as culturas sul-coreana e brasileira. "Muitas pessoas querem conhecer a cultura da Coreia por causa da proximidade dos dois países em função da instalação de grandes empresas coreanas por aqui. O público jovem também se interessa pelo K-Pop, estilo musical que vem conquistando fãs em todo o mundo, pelas histórias em quadrinhos e pelos vídeos game coreanos que fazem sucesso por aqui", explica à idealizadora e diretora do projeto.

Yoo Na conta que a imigração coreana teve início em 1950, quando os primeiros ex-prisioneiros da Guerra da Coréia desembarcaram no Brasil em busca de uma nova oportunidade, após vivenciar as atrocidades da batalha que devastou toda a nação.

"Com o passar dos anos, a comunidade coreana cresceu por aqui atingindo hoje mais de 60 mil pessoas, entre imigrantes e seus descendentes. Com isso, o Brasil passou a abrigar a segunda maior população coreana fora da Coreia. Em contrapartida, muitos brasileiros estão fazendo o caminho inverso e querendo viajar ou estudar na Coreia", acrescenta Yoo Na.

Para auxiliar quem quer estudar na Coréia, Yoo Na está comercializando uma boneca vestida com roupa tradicional, inspirada na sua foto de primeiro aniversário. Todo dinheiro arrecadado com a venda da boneca - premiada em 2014 no concurso de brindes coreanos promovido pela prefeitura de Seul - é destinado para um fundo de bolsas de estudos que são doadas para brasileiros.

O lucro obtido com a venda do primeiro lote das bonecas foi convertido em uma bolsa de estudo que será entregue durante a cerimônia de inauguração do Centro para um aluno selecionado. Este projeto é a realização de um antigo sonho da Yoo Na que quer doar bolsas de estudos para jovens carentes. "É muito emocionante e gratificante contribuir para que os brasileiros possam viajar e estudar outra língua e conhecer outra cultura", - justifica a empreendedora.

Localizado na Rua Guarani, 149, o espaço multicultural irá promover o intercâmbio entre as duas culturas através de uma programação com exposições de arte, eventos e palestras envolvendo manifestações artísticas e a troca de informações entre os países.

O Centro Cultural Hallyu terá uma programação fixa de cursos com aulas de língua, pintura, artesanato, costura e cerâmica coreanas, além de uma biblioteca com diversos livros e vídeos que poderão ser consultados no local ou emprestados.

Para quem aprecia musica haverá aulas de canto coreano e de instrumentos tradicionais e modernos. Já, os amantes da dança poderão optar por aulas de dança tradicional ou de K-Pop. O espaço também irá oferecer cursos de gastronomia para quem quer aprender a preparar pratos tradicionais como Kimchi, Bulgogi e Bibimbap.

O Centro Cultural Hallyu irá funcionar de segunda a sábado, das 10h00 às 18h00 e fechará aos domingos e feriados.


SOBRE YOO NA KIM

Yoo Na Kim chegou a São Paulo aos 6 anos, em 1988. Especializada em Jornalismo Multimídia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP) publicou os livros "A jovem Coreia", a trilogia "Na moda" e "Brasil e Coreia: 50 anos de Amizade", se dedicando à pesquisa sobre a comunidade coreana, com objetivo de divulgar seu papel dentro da sociedade brasileira.

Empresária e fundadora da R.E.D.E. Brasil, atua no mercado atendendo multinacionais coreanas e órgãos governamentais com fornecimento de recursos humanos e desenvolvimento de projetos nas áreas de cultura e educação.


INAUGURAÇÃO DO CENTRO CULTURAL HALLYU

Data: 02 de julho

Horário: a partir das 15h

Endereço: Rua Guarani, 149, Bom Retiro, São Paulo

Entrada gratuita


Fonte: Agência Matéria Primma, através de Leticia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário