terça-feira, 17 de maio de 2016

Mostra Hayao Miyazaki na Sala Redenção - Cinema Universitário da UFRGS.


Cena do filme ‘Meu Amigo Totoro’


Na última semana de maio, a Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com o Sesc/RS, irá apresentar três filmes do diretor japonês Hayao Miyazaki. Co-fundador do Studio Ghibli, Miyazaki foi fundamental para o desenvolvimento da animação no mundo, trazendo maior profundidade e beleza para o gênero.

Em 2014, recebeu um Oscar Honorário pelo seu impacto no cinema; foi o segundo cineasta japonês a receber este prêmio, o primeiro sendo Akira Kurosawa em 1990. As suas obras são ao mesmo tempo infantis e adultas, apelando diferentemente para cada pessoa que as vê: infantis por retratar os seus temas de maneira pura, quase ingênua; adultas pela profundidade desses mesmos temas.

Recorrentes em sua obra estão às relações entre os seres humanos, a natureza e a tecnologia; a fuga do maniqueísmo tradicional das animações, buscando mostrar os motivos e a humanidade por trás das tramas; e trazendo, em vários de seus filmes, personagens femininas fortes, emblemáticas e multidimensionais.

Exibiremos Nausicaä do Vale do Vento (1984), lançado um ano antes da formação do Studio Ghibli. Retrata, sob a ótica de Nausicaä – uma princesa de um pequeno reino –, a complexa relação entre os seres humanos, organizados em nações, e a natureza, reduzida por uma guerra a uma selva tóxica com insetos monstruosos.

Outro filme que compõe a mostra é um dos mais conhecidos do estúdio, Meu Amigo Totoro (1988). Calmo, sem vilões, nem reviravoltas, e quase nenhum conflito, triunfa na simplicidade ao comunicar suas temáticas: a mortalidade, a inocência e a finitude. Essas questões são retratadas pela perspectiva de duas irmãs que exploram um mundo novo ao lado de amigáveis espíritos da floresta.

Será, por fim, exibido Princesa Mononoke (1997), animação que mostra, por meio de um príncipe que viaja em busca da cura de uma doença que o assola, o conflito entre o progresso tecnológico humano e a resistência da natureza frente ao desmatamento causado por este mesmo progresso.

Vitor Cunha, estudante da UFRGS, bolsista da Sala Redenção – Cinema Universitário


O Quê: Mostra Hayao Miyazaki

Quando: 23 a 31 de maio

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no Tani no Nausicaä, Japão, 1984, 114min) Dir. Hayao Miyazaki
23 de maio- segunda-feira – 16h
27 de maio- sexta-feira – 16h
30 de maio- segunda-feira – 19h
A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios, mil anos após os "7 Dias de Fogo", um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. Isolados um dos outros pelo "Mar da Corrupção" e uma floresta tóxica com plantas e insetos gigantes, Nausicaa, é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo dos reinos vizinhos.

Meu Amigo Totoro (Tonari no Totoro, Japão, 1988, 88min) Dir. Hayao Miyazaki
23 de maio- segunda-feira – 19h
24 de maio- terça-feira – 16h
31 de maio- terça-feira – 16h
Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta e só Totoro pode ajudá-la a achar o caminho de volta para casa.

Princesa Mononoke (Mononoke Hime, Japão, 1997, 135min) Dir. Hayao Miyazaki
27 de maio- sexta-feira – 19h
30 de maio- segunda-feira – 16h
31 de maio- terça-feira – 19h
Um príncipe infectado por uma doença sabe que irá morrer a menos que encontre a cura. Sendo a sua última esperança, segue para o leste e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela princesa Mononoke.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário