sábado, 28 de maio de 2016

MARIA BETHÂNIA ABRE A SÉRIE SOBRE A PALAVRA FUTURO DO UNIMÚSICA 35 ANOS.




Em um país onde as iniciativas culturais parecem estar sempre em confronto com a ameaça da descontinuidade, os 35 anos de criação do Unimúsica fazem dele um projeto exemplarmente duradouro para os padrões brasileiros. Melhor seria se ele não fosse uma daquelas exceções que confirmam a regra. Mas, de todo modo, há que se comemorar tudo o que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem conseguido construir e proporcionar ao longo desses anos.

Junto ao compromisso de difundir a música popular em programações que mesclam artistas amplamente conhecidos e outros nem tanto, propostas artísticas que circulam pelo país e concertos encomendados (muitos dos quais adquirem vida própria e se prolongam através de registros, como o CD Piano e Voz, de André Mehmari e Ná Ozzetti, ou o DVD Loucura, de Adriana Calcanhotto), o Unimúsica afirma constantemente o seu engajamento na formação de plateias. Além dos espetáculos mensais que compõem as séries anuais temáticas, o projeto realiza workshops, encontros com os artistas, entrevistas ou ensaios abertos, debates, seminários, mostra de filmes e a distribuição de peças gráficas com ensaios especialmente produzidos.

Para celebrar os seus 35 anos de criação, o Unimúsica desvia-se das retrospectivas habituais que marcam as datas comemorativas e opta por refletir, através da série sobre a palavra futuro, a respeito dos desafios e possibilidades que estão diante de nós.

O que pode a música, o que pode a canção, o que pode a poesia frente às incertezas dos novos tempos? Com a palavra, nossas artistas:

02 de junho: Maria Bethânia | Bethânia e as palavras

07 de julho: Juçara Marçal |Encarnado

04 de agosto: Marlui Miranda | Fala de bicho, fala de gente

1º de setembro: Karina Buhr | Selvática

06 de outubro: Carina Levitan + Gisele de Santi + Gutcha Ramil + Vanessa Longoni | Sobre a palavra futuro

03 de novembro: Elza Soares |A mulher do fim do mundo


Bethânia e as palavras

A paixão de Maria Bethânia pela poesia marcou desde sempre a sua trajetória artística. Em Bethânia e as palavras, a cantora traz para o palco a especial relação que mantém com as palavras através da leitura de poemas e textos selecionados por ela, mesclando-os com canções pouco usuais em seu repertório. O projeto, que conta com a colaboração de Hermano Vianna e Elias Andreatto e a participação do violonista Paulinho Dafilin e do percussionista Carlos Cesar, tem sido apresentado em vários teatros do Brasil. Poetas e escritores de sua vida, como Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ramos Rosa, Sophia de Mello Breyner Andersen, José Craveirinha, Padre Antonio Vieira, Caetano Veloso, Fausto Fawcet, Ferreira Gullar, ganham voz ao lado de conhecidas canções brasileiras e portuguesas, entras as quais “ABC do Sertão” (Luiz Gonzaga), “Romaria” (Renato Teixeira), “Último Pau de Arara” (J. Guimarães/Venâncio/Corumbá), “Estranha Forma de Vida” (Amália Rodrigues), “Marinheiro Só” (domínio público/adaptação Caetano Veloso), “Dança da Solidão” (Paulinho da Viola) e “Menino de Jaçanã” (Luiz Vieira/Arnaldo Passos).


MARIA BETHÂNIA | BETHÂNIA E AS PALAVRAS

Data: 02 de junho – quinta-feira

Horário: 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Paulo Gama, 110)

Retirada de senhas através da troca de um livro em bom estado por ingresso a partir de 30 de maio (segunda-feira), das 9h às 18h, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS. Serão entregues apenas dois ingressos por pessoa.

ALTERAÇÕES NA DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS

A partir deste ano, os ingressos poderão ser retirados apenas presencialmente no mezanino do Salão de Atos, três dias antes de cada espetáculo, das 9h às 20h – não haverá reservas de pela internet.

Chamamos também a atenção para outra importante novidade: ao invés da tradicional troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso, adotaremos o livro como nova forma de participação nos concertos da série sobre a palavra futuro. Cada ingresso deverá ser trocado por um livro em bom estado de conservação. Uma parceria entre o DDC e o Instituto de Letras da UFRGS possibilitará que seu exemplar encontre um novo leitor em bibliotecas de bairro, associações de moradores, escolas públicas e cursinhos populares. Livros infantis, infantojuvenis, literatura de ficção e de não ficção serão muito bem-vindos!

O Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS com parceria cultural da Fundação Médica do Rio Grade do Sul.


Fonte: Coordenação e curadoria Projeto Unimúsica, Departamento de Difusão Cultural, PROREXT – UFRGS, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário