sábado, 7 de maio de 2016

Curta! estreia ‘Mulher’, primeiro filme de clássicos da Cinédia que chegam ao canal este mês.




A partir de maio, o Canal Curta! vai exibir uma sequência de quatro filmes da Cinédia, o mais antigo estúdio de cinema do Brasil e em atividade até hoje, responsável por lançar nomes como Grande Otelo, Oscarito e Dercy Gonçalves. “Mulher”, inédito na TV brasileira, é o primeiro dos filmes a ser exibido, na Quarta de Cinema, dia 11. O longa retrata os dias de luta e sofrimento enfrentados por Carmem, uma jovem que é expulsa de casa pelo padrasto, depois de se envolver com um de seus pretendentes. A ideia do filme, que foi concebida em Hollywood, quando Adhemar Gonzaga esteve na meca do cinema. Na época, cenas do longa feitas na favela foram descartadas a pedido dos exibidores, por medo de desagradar ao público.

Ainda na quarta, o “A Vida É Curta!” vai apresentar filmes sobre engajamento. Vai ao ar na faixa, pela primeira vez na TV, “Quem Matou Eloá?”, que aborda o caso real do sequestro e assassinato de Eloá Pimentel, de 15 anos. O filme faz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher. Na sequência, “À Margem da Imagem” mostra a vida dos moradores de rua de São Paulo, e “Memória”, de Roberto Henkin, traz dois momentos marcantes da política brasileira: as campanhas eleitorais de Jânio Quadros à prefeitura de São Paulo e de Fernando Collor à presidência da República.

De Philip Priestley, “James Brown” dita o ritmo na Segunda da Música, dia 9. O documentário traça um perfil desde a infância do ‘padrinho do soul’, com grande espaço para o auge de sua carreira, entre 1955 e 1971. Com imagens de arquivo, o filme evidencia também o cenário mundial que permeava a história do cantor, dançarino e compositor. Registros sobre a história da comunidade negra americana na década de 50 e a visita às tropas norte-americanas em 68 marcam o longa.

Na Terça das Artes, dia 10, vai ao ar “Oscar Niemeyer – A Vida É Um Sopro”, que narra à trajetória do consagrado arquiteto Oscar Niemeyer e mostra como sua vida profissional se cruza com a história do Brasil. No documentário, ele conta de maneira descontraída como criou os principais projetos de sua autoria e cita marcos como a introdução da linha curva. A produção traz ainda imagens inéditas e depoimentos de nomes como José Saramago, Eduardo Galeano, Carlos Heitor Cony, Ferreira Gullar, Eric Hobsbawn, Nelson Pereira dos Santos, Chico Buarque, entre outros.

Jacques Lacan ganha um perfil em “Encontro com Lacan”, que será exibido na Quinta do Pensamento, no dia 12. Considerado um dos maiores psicanalistas desde Freud, o médico é retratado por meio de depoimentos de pacientes, amigos e familiares. Gerard Miller, diretor do filme, viu na produção a chance de tornar a trajetória de Lacan conhecida pelo maior número possível de pessoas. Seu irmão mais velho foi aluno do psicanalista e daí nasceu o interesse.

Nomes como Dilma Roussef, Ferreira Gullar e Eduardo Galeano, todos testemunhas do pós-guerra, estão no documentário “Utopia e Barbárie”, que narra importantes momentos históricos do país desde a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje. O diretor Silvio Tendler viajou por 15 países, coletando depoimentos sobre sua geração, que tentou mudar os rumos do país seja pela luta armada ou com suas ideias. O filme vai ao ar na Sexta da Sociedade, dia 13.


SEGUNDA DA MÚSICA

James Brown (Documentário)

Diretor: Philip Priestley

Duração: 56 min. Ano: 2008

Exibição: 9 de maio, segunda-feira, às 23h

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 10 de maio, terça-feira, às 3h e às 17h/ Dia 11 de maio, quarta-feira, às 11h/ Dia 14 de maio, sábado, às 12h.


TERÇA DAS ARTES

Oscar Niemeyer - A Vida é Um Sopro (Documentário)

Diretora: Fabiano Piraino Maciel

Duração: 90 min. Ano: 2005

Exibição: 10 de maio, terça-feira, às 22h

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 11 de maio, quarta-feira, às 2h e às 16h/ Dia 12 de maio, quinta-feira, às 10h/ Dia 14 de maio, sábado, às 10h15


QUARTA DE CINEMA

O “A Vida É Curta!” da semana traz filmes que falam sobre engajamento com estreia de “Quem Matou Eloá?”

Exibição: 11 de maio, quarta-feira, às 20h

Horários alternativos: Dia 12 de maio, quinta-feira, à 0h e às 14h/ Dia 13 de maio, sexta-feira, às 8h/ Dia 14 de maio, sábado, às 14h


“Mulher” (ficção)

Diretor: Octávio Gabus Mendes

Duração: 77 min Ano: 1931

Exibição: 11 de maio, quarta-feira, às 22h

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 12 de maio, quinta-feira, às 2h e às 16h/ Dia 13 de maio, sexta-feira, às 10h/ Dia 14 de maio, sábado, às 22h.


QUINTA DO PENSAMENTO

Encontro com Lacan (Documentário)

Diretor: Gerard Miller

Duração: 52 min Ano: 2011

Exibição: 12 de maio, quinta-feira, às 22h

Classificação: 12 anos

Horários alternativos: Dia 13 de maio, sexta-feira, às 2h e às 16h/ Dia 14 de maio, sábado, às 9h15/ 15 de maio, domingo, às 19h40.


Sexta da Sociedade

Utopia da Barbárie (documentário)

Diretor: Silvio Tendler

Duração: 120 min

Exibição: 13 de maio, sexta-feira, às 21h50

Classificação: 12 anos

Horários alternativos: Dia 14 de maio, sábado, às 1h45 e às 7h/ Dia 15 de maio, domingo, às 20h40/ 16 de maio, segunda-feira, às 15h50.


Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.


Fonte: Agência Febre, através de Claudia Rodrigues e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário