quinta-feira, 26 de maio de 2016

Cineclube Unisul tem clássicos das décadas de 60 a 80 na programação do CIC.


Documentário ‘Jango’


O curso de Cinema da Unisul, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), abre mais uma seção de filmes gratuitos e abertos à comunidade. Desta vez serão exibidos grandes clássicos das décadas de 60 a 80, realizados por diretores latino-americanos. A exibição será entre os dias 2 e 26 de junho, às 20h, no Centro Integrado de Cultura - CIC.


Confira a programação:

2 e 4 de junho

Os deuses e os Mortos

Direção: Ruy Guerra

Duração: 100min

Ano: 1970

País: Brasil

Classificação etária: 10 anos

Sinopse: Década de 30, no sul da Bahia, Brasil, as lutas pelas terras de cacau se intensificam. Um misterioso aventureiro sem nome, ou precedentes, cuja reputação é de ter levado 7 tiros e ter sobrevivido, decide se envolver na luta por terras de cacau. Ele planeja um grande golpe no poderoso Coronel Santana, para roubar suas terras, dinheiro e esposa.


3 e 5 de junho

Cabra marcado para morrer

Direção: Eduardo Coutinho

Duração: 120min

Ano: 1984

País: Brasil

Classificação etária: 12 anos

Sinopse: Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.


9 e 11 de junho

Memórias de subdesenvolvimento

Direção: Tomas Gutierrez Alea

Duração: 110min

Ano: 1968

País: Cuba

Classificação etária: 10 anos

Sinopse: Cuba, início dos anos 1960. Logo após a revolução, os pais, os amigos e a esposa de Sergio (Sergio Corrieri) abandonam a ilha e partem para Miami, nos Estados Unidos. Subitamente sozinho em Havana, ele passeia pelas ruas, acompanha as mudanças e conhece a jovem Elena (Daisy Granados). Prêmio FIPRESCI e Prêmio Dom Quixote no Festival de Karlovy Vary de 1970.


10 e 12 de junho

Jango

Direção: Silvio Tendler

Duração: 115min

Ano: 1984

País: Brasil

Classificação etária: Livre

Sinopse: O governo de João Goulart enquanto presidente do Brasil (1961-1964). Trilha-sonora desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso. A edição foi conduzida por Francisco Sérgio Moreira e os produtores associados foram Denise Goulart (filha do ex-presidente) e Hélio Paulo Ferraz. Jango levou mais de meio milhão de espectadores às salas de cinema, tornando-se o sexto documentário de maior bilheteria da história do cinema brasileiro.


16 a 19 de junho, em horário especial.

Mostra de Cinema do BRDE

23 e 25 de junho

A Batalha do Chile – A Insurreição da Burguesia

Direção: Patrício Guzman

Duração: 89min

Ano: 1979

País: Chile, Cuba, França

Classificação etária: Livre

Sinopse: Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, A batalha do Chile é o resultado de seis anos de trabalho do cineasta Patrício Guzmán. A primeira parte da trilogia conta todas as ações da direita.


24 e 26 de junho

Chove em Santiago

Direção: Helvio Soto

Duração: 112min

Ano: 1976

País: França

Classificação etária:

Sinopse: Filme sobre o golpe militar no Chile em 1973. O filme retrata a preparação e o momento do golpe, quando o governo de Salvador Allende, estando totalmente isolado na área militar, é derrubado. Allende é vitorioso nas eleições presidenciais em 1970 e a Unidade Popular assume o governo, mas não o poder, pois o aparelho de Estado – a organização burocrático-militar – mantém-se intacta.


Fonte: Gestão de Comunicação - Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva, Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina, através de Cilene Macedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário