sexta-feira, 8 de abril de 2016

Última entrevista do crítico de cinema José Carlos Avellar vai ao ar com exclusividade na Revista Curta!




EM DEPOIMENTO, AVELLAR FALA SOBRE A AMIZADE COM THOMAZ FARKAS, TEMA DE CURTA-METRAGEM


Crítico de cinema respeitado, José Carlos Avellar morreu no último dia 18 de março deixando um grande número de admiradores de seu trabalho. Para homenageá-lo a Revista Curta! deste domingo, 10, mostra, com exclusividade, sua última entrevista. Em depoimento dado à equipe do Instituto Moreira Salles (IMS), Avellar relembra sua convivência com o fotógrafo e cineasta Thomaz Farkas e aponta características do amigo como um artista que revelou muito do Brasil do século XX. Após a Revista Curta!, que começa às 17h 30min, será exibido o documentário de Walter Lima Junior, “Thomaz Farkas, Brasileiro”, que traça um perfil minucioso do fotógrafo húngaro.

- A exibição desta entrevista inédita cedida pelo Instituto Moreira Salles foi a melhor forma que o Curta! encontrou para homenagear o crítico, professor e curador de cinema José Carlos Avellar. Mais que um profundo conhecedor de filmes brasileiros, Avellar era um apaixonado. E essa paixão estava presente quando falava, quando indicava filmes, quando escrevia. A entrevista é uma aula sobre o notório Thomaz Farkas. Amigos desde muito, a partir desta entrevista, passamos a conhecer um pouco mais sobre o memorável fotógrafo e documentarista, afirma Andrea Cals, curadora do canal.

A Revista Curta! traz ainda uma entrevista com os realizadores de "As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana", documentário que vai abrir o Festival É tudo Verdade e será exibido pela primeira vez na televisão no Curta, ainda este ano. Em seguida, os detalhes sobre a Mostra Nós, em cartaz na Caixa Cultural do Rio, que discute relações de afeto através do trabalho de dez artistas contemporâneos, entre eles Tunga e Arthur Bispo do Rosário.

Na atração, vai ao ar também um bate-papo com Nuno FS e Ale Clark, neta de Lígia Clark, idealizadores do Mameluca Design, estúdio que funciona como um laboratório de arte. Na sequência, o músico Jaloo conta detalhes do seu processo de inspiração para as músicas, apresentações e clipes.


REVISTA CURTA!

Duração: 18 min. Ano: 2016

Exibição: 10 de abril, domingo, às 17h30min

Classificação: Livre


Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 75 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV.


Fonte: Agência Febre, através de Claudia Rodrigues e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário