sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mostra de filmes Cidades e Universidades na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS.


Imagem: Filme Manjoada (Brasil, 14min) Dir. Márcio Costa


Para o III Encontro de Cidades e Universidades, a Sala Redenção – Cinema Universitário contará com uma programação para promover o debate e a reflexão sobre a relação entre o espaço (cidade) e as pessoas.


‘Aquele que, nesse sentido, toca a sua matéria, encontra facilmente as palavras para dizê-lo. Onde acaba a linguagem, começa não o indizível, mas a matéria da palavra.’ - Giorgio Agamben


Percorremos uma cidade ao passo que ela também nos atravessa com sua linguagem, sua arquitetura, seus espaços de (des)encontros. Conversamos diariamente com a trama das palavras em concreto e ângulos – nossos corpos dialogam em meio à “gramática do urbano” que nos rodeia e dá ritmo a nossos passos. Desenrolamos histórias sob um mutuo compartilhar com o outro e com o espaço; fazemos leituras e traduzimos; evidenciamos e nos ocultamos nos desdobramos em ruas e esquinas às quais os encontros acontecem. Acontecer. Talvez seja essa a palavra. Na cidade que nos fazemos presentes, acontecemos. Tecemos um saber cartográfico de nossa espacialidade própria no momento em que destrinchamos histórias pelos espaços que percorremos.

Narrar, como versara Walter Benjamin, era uma maneira de transmitir algo vivido fazendo deste processo de narrativa uma forma de recuperarmos possibilidade da experiência, do acontecer novamente na relação de narrar para o outro, tornando-se algo novo. Os filmes presentes nesta mostra procuram trazer um pouco da dialética do espaço (cidade) e as pessoas, do diálogo entre memória, corpo e espaço em que nossas histórias também compõem uma história do espaço e de que o espaço nos compõe como topografias. Em meio a documentários e ficções temos o cinema como forma de expressão sensível a narração e linguagens corporais dos interlocutores de uma cidade, de um espaço em que os saberes se constituem sempre em transito.


André Nectoux

Estudante de Ciências Sociais, foi bolsista da Sala Redenção – Cinema Universitário e atualmente é bolsista de Iniciação Científica do BIEV – Banco de Imagens e Efeitos Visuais, do Projeto do Laboratório de Antropologia Social.


11 de abril, segunda-feira – 16h
Manjoada (Brasil, 14min) Dir. Márcio Costa
Documentário em curta metragem realizado por universitários da mindinho filmes em parceria com o curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas, acompanha o dia-a-dia dos pescadores da Colônia Z3 - localizada as margens da Lagoa dos Patos, em Pelotas/RS - afetados pela escassez do pescado, devido a alterações climáticas!

+

Zenon Pereyra, un pueblo de la colonización (Argentina, 25min) Dir. Marilyn Contardi
A história dos povos de Santa Fé, nascidos da imigração do passado. Testemunhos dos habitantes sobre a fundação, apogeu e a situação atual desta região localizada no centro-leste da Argentina.

+

Narradores urbanos, antropologia urbana e etnografia nas cidades brasileiras: Ruben G. Oliven (Brasil, 2007, 25min) Dir. Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornelia Eckert
Série documental que apresenta as cidades brasileiras a partir do olhar de antropólogos que consolidaram a pesquisa em antropologia urbana no Brasil. A trajetória intelectual de Ruben Oliven é narrada como uma forma de pensar as transformações na paisagem e na dinâmica da vida urbana em Porto Alegre.

+

O Liberdade (Brasil, 2011, 1h10min) Dir. Cíntia Langie e Rafael Andreazza
O documentário musical O Liberdade conta a história de um bar muito peculiar: durante o dia funciona como restaurante popular e atende a um público de agricultores de origem alemã e à noite transforma-se no reduto da música mais genuinamente brasileira: o choro. O filme, dirigido por Cíntia Langie e Rafael Andreazza, foi realizado pela produtora Moviola Filmes em 2011, na cidade de Pelotas, no sul do Brasil.


11 de abril, segunda-feira – 19h
A cidade sitiada: seus fantasmas e seus medos (Brasil, 2000, 24min) Dir. Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornelia Eckert
Estética das feições da crise e do medo que envolvem o viver a cidade, explorando territórios de proteção de diferentes grupos urbanos em Porto Alegre/RS.
Produção: Banco de Imagens e Efeitos Visuais

+

Arqueologias urbanas: memórias do mundo (Brasil, 1997, 40min) Dir. Ana Luiza Carvalho da Rocha e Maria Henriqueta C. Satt
Documentário que explora a memória coletiva de Porto Alegre através de depoimentos de frequentadores e trabalhadores do Mercado Público Municipal e de imagens antigas e atuais do mercado e da área central da cidade, desvendando os tempos e ritos que se encerram neste espaço. Documentário vencedor do II Concurso de Vídeo Etnográfico Pierre Verger (1998), da Associação Brasileira de Antropologia.

+

Mestre Borel: a ancestralidade negra em Porto Alegre (Brasil, 2010, 55min) Dir. Anelise Gutterres
O documentário Mestre Borel: a ancestralidade negra em Porto Alegre traz Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel falando sobre suas memórias e experiências em Porto Alegre e ao redor do Brasil, ligadas a um itinerário negro nas cidades. Discorrendo sobre os saberes e fazeres de que é detentor, das culturas de matriz africana brasileira, ele narra os conhecimentos religiosos, históricos, mitológicos e artísticos oriundos das tradições africanas que remontam ao convívio com seus antepassados.


12 de abril, terça-feira – 16h
Entre Nós (Brasil, 2015, 15min) Dir. Maciel Fischer
Três vidas, consumidas pela dor, têm seus destinos cruzados.

+

Teia Engole Aranha (Brasil, 2015, 19min) Dir. Camila Albrecht e Takeo Ito
Um caleidoscópio dotado de consciência reflete os tempos contemporâneos com suas contradições, surrealidades e artificialidades, a produção, se propõe à uma solução simples vista a olho nu: a comunhão com a natureza.

+

Anchieta, 815(Brasil, 2013, 13min) Dir. Guilherme Da Luz e Jordana Coutinho
As vivências e personagens de um conjunto de casas no bairro Anchieta, localizado na cidade de Pelotas-RS.

+

ECO, el lugar en que acontece..(Argentina, 2015, 32min) Dir. Yanina Bileisis
Registro fílmico da obra artística de dança contemporânea que relata através de textos do escritor J.J. Saer, a paisagem costeira que caracteriza a cidade junto aos problemas que implicam este tipo de geografia.


Mostra de filmes Cidades e Universidades

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

11 de abril, segunda-feira – 16h

11 de abril, segunda-feira – 19h

12 de abril, terça-feira – 16h


Fonte: Departamento de Difusão Cultural - Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário