segunda-feira, 11 de abril de 2016

L&PM Editores dá a dica! ‘ALÉM DO PRINCÍPIO DE PRAZER’, de Sigmund Freud - Tradução de Renato Zwick.

ALÉM DO PRINCÍPIO DE PRAZER



Revisão técnica e apresentação de Tales Ab’Sáber; ensaio biobibliográfico de Paulo Endo e Edson Sousa


[...] não podemos nos admirar com o fato de tantos processos na vida psíquica acontecerem independentemente do princípio de prazer.


Até 1920, a psicanálise considerava que o princípio do prazer e o princípio da realidade eram as duas principais forças motrizes do aparelho psíquico: o primeiro seria um resquício da infância e nos impeliria a buscar sempre a gratificação imediata, e o segundo estaria por trás da capacidade de protelar gratificações e agir racionalmente. Mas no início dos anos 20, com a Europa assolada por uma batalha de trincheiras mortífera e sanguinária, Freud, impactado pelos sintomas dos neuróticos de guerra, voltaria sua atenção a algumas ideias já antecipadas vinte anos antes, em A interpretação dos sonhos. Baseando-se em conhecimentos de biologia e revendo a compulsão à repetição e o desejo de morte, pensou que deveria haver na psique humana algo mais, “mais além” do princípio de prazer: tendências mais primitivas e dele independentes. Seriam resquícios dos primórdios da vida orgânica: uma tendência de retorno ao inanimado, que estaria presente em todos os seres vivos.

Examinando o papel e a potencial prevalência da compulsão à repetição no princípio de prazer, Freud desenvolve a ideia da oposição de Eros (instinto de vida) e Thánatos (impulso de morte), que estaria presente em todos nós. Tal raciocínio é formulado num de seus “textos genéticos”, isto é, trabalhos em que novas ideias vão sendo gestadas como que diante dos olhos do leitor. Com esta nova teoria do aparelho psíquico, Freud amplia os limites da psicanálise, abrindo um novíssimo campo de reflexão para o conhecimento humano. Pela primeira vez se postulava no psiquismo uma tendência destrutiva. Com a ideia de pulsão ou impulso de morte, revolucionavam-se os alicerces da psicologia profunda. De quebra, Freud medita sobre a natureza da própria reflexão psicanalítica, num texto que revela todo o seu gênio criativo.


Pontos fortes de venda:

1) É um dos textos mais conhecidos e difundidos de Sigmund Freud e um dos mais importantes marcos no desenvolvimento da psicanálise.

2) Foi escrito em decorrência da experiência de Freud tratando de soldados sobreviventes da Primeira Guerra Mundial que apresentavam neuroses traumáticas. A experiência o levou a desenvolver, aqui neste texto, os conceitos de desejo de morte e compulsão à repetição.

3) Divisor de águas do pensamento freudiano: depois da descoberta do inconsciente, Freud anunciava, pela primeira vez, a existência de aspectos sombrios e destruidores da psiquê humana.

4) Traduzido diretamente do alemão por Renato Zwick.

5) A apresentação de Tales Ab'Sáber, psicanalista, doutor em psicologia e escritor que assina também a revisão técnica, contextualiza a época do surgimento da obra e os conceitos nela apresentados, além de salientar os aspectos mais relevantes do texto freudiano no contexto atual.

6) Esta edição se insere no projeto da L&PM Editores de publicar os principais textos de Freud em edições acessíveis e pensadas para o leitor comum, que não necessariamente tem formação em psicologia ou psicanálise.

7) Sugerimos que seja exposto com os demais títulos que a L&PM Editores já publicou do autor, como "A interpretação dos sonhos", "Totem e tabu", "Psicologia das massas e análise do eu", "Futuro de uma ilusão", "Mal-estar na cultura", "Compêndio de psicanálise" e "O homem Moisés e a religião monoteísta" - todos os quais têm sido êxitos de vendas.


Informações Gerais

Título: ALÉM DO PRINCÍPIO DE PRAZER

Título Original: JENSEITS DES LUSTPRINZIPS

Catálogo: Outros Formatos

Gênero: Psicanálise

Série: Freud

Formato: 14x21

Páginas: 144

Preço: R$ 32,90


Fonte: www.lpm.com.br


Parceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário