terça-feira, 26 de abril de 2016

Documentário santista que transformou geladeiras em bibliotecas é eleito Melhor Filme em festival de Pernambuco.


‘Abra esta Porta’ foi produzido por jovens das Oficinas Querô 2015, durante ação social que discute o acesso à cultura aos moradores de comunidades


O resultado de todo o trabalho dos jovens das Oficinas Querô 2015 já começa a aparecer pelos festivais. O documentário “Abra Esta Porta”, produção de jovens de 14 a 19 anos do projeto Oficinas Querô, levou dois prêmios neste final de semana: o de Melhor Filme e Melhor Roteiro no Curta Taquary - Festival Internacional de Curta-Metragem de Pernambuco. No total, foram 502 filmes inscritos e 146 deles selecionados, de 16 estados brasileiros e 34 países.

Com direção dos jovens Danielle Rosa (19 anos) e Lucas Camargo (18 anos), o documentário “Abra Esta Porta” competiu com mais oito produções audiovisuais na Mostra Dália da Serra e traz um significado especial aos jovens das Oficinas Querô. “O filme foi feito com a mobilização dos moradores. Tivemos a doação de geladeiras e livros, pra que pudéssemos transformá-las em Geladeiras Literárias e entregar em comunidades. Foi importante pra aprendermos não só sobre produção audiovisual, mas a força que o cinema tem quando feito em união”, comenta Daniele Rosa.

Em 10 anos de história, já foram 85 filmes produzidos e 48 prêmios conquistados por 340 jovens capacitados nas Oficinas Querô. O projeto conta com patrocínio do Banco Votorantim, MSC Shipping, thyssenkrupp e Viação Piracicabana.

Sobre o filme - O roteiro vencedor nasceu de uma aula de Coletivo dos jovens das Oficinas Querô junto ao educador Rubens de Farias, momento no curso em que são estimulados a realizarem uma ação social na região. Cerca de 300 livros foram doados por moradores de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande, para serem colocados em 4 geladeiras. Três delas foram pintadas pelos jovens, desde a criação do desenho até a aplicação na geladeira e a quarta geladeira foi customizada pelo artista Leandro Shesko, durante uma aula prática sobre pintura em grafite.

Transformadas em “bibliotecas ao ar livre”, as geladeiras foram entregues nas comunidades da Vila Progresso, Morro do Tetéu, Morro do José Menino e Vila Charms (São Vicente), com o apoio do Instituto Elos, que realiza ações de empreendedorismo junto aos moradores destas comunidades. Para o jovem Lucas Camargo, ver sua primeira direção ganhar vida nas telonas foi uma experiência inesquecível. “Não vou esquecer de toda a mobilização que tivemos, em um filme que dá voz às comunidades e levanta uma discussão importante sobre o acesso a cultura”.

Oficinas Querô - Anualmente, 40 jovens de baixa renda da Baixada Santista são selecionados para as Oficinas Querô. Durante um ano, recebem aulas de formação audiovisual, empreendedorismo, cidadania e produzem seus próprios filmes. No segundo ano de formação, ganham mais um ano de capacitação nas Oficinas Querô Avançadas, com atividades voltadas para a inserção no mercado de trabalho. O projeto é uma realização do Instituto Querô e Ministério da Cultura, e também conta com apoio da Prefeitura de Santos, Unimonte, Sesc Santos, Cine Roxy e Dentistas do Bem.


Fonte: Ivan De Stefano (Imprensa Querô).

Nenhum comentário:

Postar um comentário