sexta-feira, 8 de abril de 2016

CineDHebate Direitos Humanos na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS.


Imagem: Ator ‘Buster Keaton’, fonte: google.com.br/imagens


O CineDHebate Direitos Humanos é uma iniciativa pioneira no gênero e consolidada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul mediante parceria firmada entre a Liga dos Direitos Humanos da Faculdade de Educação da UFRGS e a Sala Redenção – Cinema Universitário. O objetivo do projeto é propiciar uma reflexão crítica e fomentar debates abertos à comunidade universitária e à comunidade em geral sobre múltiplos temas em direitos humanos, em um diálogo com a linguagem e a mídia cinematográfica. A aproximação entre cinema e direitos humanos é uma importante forma de educação e promoção de uma cultura de direitos humanos, o que tem se demonstrado em cada debate público realizado nos ciclos anteriores do CineDHebate, todos de grande enriquecimento cultural.

Em 2016, a série Cinedhebate: Documentários são um excelente meio para chamar a atenção quanto às violações cometidas aos direitos humanos, e para dar visibilidade a pessoas esquecidas ou à margem da sociedade. Como se originaram, então, os documentários? Como eles ganharam esse poder universalmente difundido e reconhecido? O impacto da imagem cinematográfica é maior porque mostra uma situação do mundo ao invés de descrevê-la. O Cinedhebate; Documentários oferecerá uma seleção quintaessencial sobre o documentarismo cinematográfico com filmes mudos da década de 20, do período do segundo cinema (1916-1930). O ciclo será uma verdadeira experiência cinematográfica, porque possibilitaremos "todo o prazer de se ver a imagem sem som [...] a imagem pura" (De Faria, ano, p. 59). Exibiremos filmes silenciosos, que não foram produzidos originalmente com trilha sonora. Apresentaremos também os irmãos Lumière, precursores do cinema e do gênero do documentário, por conta de suas atualidades. Exibiremos também o Homem das Novidades com Buster Keaton (1928), filme cômico, altamente reflexivo sobre as desventuras do gênero humano e dos meandros das atualidades, ainda filmadas e exibidas nos anos 20.

Giancarla Brunetto e Nykolas Friedrich Von Peters Correia Motta

Coordenação e curadoria

*FARIA, Otavio de. Significação do Far-West. Ministério da Educação e Saúde: Rio de Janeiro, 1952.


CineDHebate Direitos Humanos

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Seleção de Filmes dos Irmãos Lumière (França, década de 90 do século XIX, 60min) Dir. Irmãos Lumière

27 de abril- quarta-feira – 19h


Fonte: Departamento de Difusão Cultural - Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário