sábado, 19 de março de 2016

Workshop: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, de Alexandre Derlam - Participação de Bebeto Alves.




Apresentação

O Workshop A Arte de Contar Histórias é um mergulho no universo da linguagem e produção cinematográfica, forjado a partir de uma combinação entre referência e processo. Vamos assistir e debater cenas, ideias, criações e elementos artísticos que foram inovadores notabilizando filmes, séries, conteúdos multiplataformas. A capacidade de invenção narrativa e construção visual, que despertam os estímulos sensoriais pela originalidade e ousadia, serão matérias de estudo e análise através dos conceitos teóricos de roteiro, direção, produção, som e trilha para cinema, TV e WEB.




Objetivos

O Workshop A Arte de Contar Histórias, ministrado por Alexandre Derlam, com participação de Bebeto Alves, visa capacitar ou aperfeiçoar a visão crítica dos alunos a respeito das técnicas e recursos de linguagem e narrativa cinematográfica na construção de histórias em cinema, televisão, web e outras plataformas. A metodologia criada visa estudar os principais elementos indispensáveis para a realização de uma história. Serão exibidas sequências e cenas de LM, CM, trechos de episódios de séries e conteúdos da WEB, com análise de personagens, do controle de tempo cênico, da narração e produção. O workshop objetiva ampliar o interesse na arte cinematográfica e criação artística com instrumentos que desenvolvam o senso crítico e estético.




Público alvo

A atividade foi planejada para interessados na produção audiovisual, alunos dos cursos de Cinema e Comunicação Social, profissionais ou amadores na área, e também cinéfilos em geral que desejam aprofundar conhecimentos e técnicas essenciais na criação de um estilo e uma linguagem original para suas realizações.




Conteúdos

O que faz um filme ser um filme? O que é realização audiovisual para Cinema, TV e WEB? A importância e atenção com o roteiro na proposta artística. Aspectos e detalhes indispensáveis para uma boa história. Aspectos decisivos para construir uma história original e envolvente. Conceitos, padrões e exemplos de Storyline e Storyteling.

Roteiro: Metodologia básica na realização de um roteiro, com análise de personagens, do controle de tempo cênico, da narração e produção, através da exibição e leitura de cenas de alguns dos filmes assistidos.

Pesquisa: O papel da pesquisa do tema que será filmado. As indicações, ideias e caminhos que uma pesquisa indica e define no processo de realização.

Elementos de linguagem: Análise dos elementos da linguagem em longas e curtas-metragens: Formas básicas e formas sutis. A capacidade da linguagem em provocar reações e comportamentos específicos. Filmes e séries que inovam/inovaram a linguagem cinematográfica.

Narrativa e linguagem: Uma breve linha de evolução. Análise e conceitos básicos. Escolas de cinema que simplificaram e encaminharam uma revolução na linguagem: Surrealismo, Neorrealismo italiano, Dogma 95.

Som e trilha sonora: Experimentos, associações e dissociações. Criatividade e técnica para utilizar imagem e som como métodos de expressão. Construção e resultado final. Esta etapa será ministrada pelo músico Bebeto Alves.

Direção: Dicas, processos de criação, métodos nas diversas etapas de realização de um filme: Escolha do tema, desenvolvimento do roteiro, definição do elenco e direção de atores, ensaios, improvisação, organização das filmagens.

Participação do roteirista Jânio Alves que abordará o processo de criação e experiência no cinema, TV e mercado.




Formadores

ALEXANDRE DERLAM é diretor de cena e roteirista. Graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em Cinema (Unisinos /RS). Dirige para o mercado gaúcho há 20 anos. Produz publicidade, reportagem, documentário e ficção. No cinema é um realizador atuante. Dirigiu e roteirizou os documentários Papão de 54 e Mais uma Canção. E também dois curtas-metragens: Gildíssima e Rito Sumário. Seus filmes foram exibidos em vários festivais de cinema pelo país e na televisão. Foi diretor de cena nas produtora Estação Elétrica e Cubo Filmes. Atualmente é sócio diretor na Prosa Filmes.


BEBETO ALVES é músico, compositor, fotógrafo, artista visual.

Com quase trinta discos lançados, com músicas gravadas por Ana Carolina; Belchior; Ednardo; Kleiton e Kledir; Antonio Villeroy; Tânia Alves entre outros. Aos 59 anos o músico vem trabalhando exaustivamente como artista visual. Ligado à fotografia, expõe seus trabalhos imprimindo uma marca na área da arte digital. Bebeto Alves é um autodidata e costuma dizer que tanto a sua música, quanto a sua fotografia vem do cinema, onde tem se arriscado, da mesma forma.




Workshop: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS, de Alexandre Derlam - Participação de Bebeto Alves

DATAS: 09, 10, 16 e 17 / Abril (sábados e domingos)

HORÁRIO: 15h às 18h

DURAÇÃO: 4 encontros presenciais (12 horas / aula)

LOCAL: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO: R$ 180,00 (Valor promocional de R$ 150,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)

FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES: cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

INSCRIÇÕES: http://cinemacineum.blogspot.com.br/2016/03/a-arte-de-contar-historias.html


REALIZAÇÃO: Cine UM Produtora Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário