quarta-feira, 30 de março de 2016

Teste de elenco para primeiro longa-metragem das Oficinas Querô acontece neste sábado (02/04).




Há 35 papéis disponíveis no elenco, sendo 18 masculinos e 17 femininos. Para o papel principal será selecionado um jovem de 16 a 19 anos


Sócrates. Esse é o nome do personagem que dará vida à próxima produção das Oficinas Querô. Com roteiro e direção de Alex Moratto, jovem cineasta americano conhecido por seus curtas-metragens premiados em festivais internacionais que, após se voluntariar no Instituto Querô em 2009, volta com uma proposta inovadora: dirigir o primeiro longa-metragem das Oficinas Querô. E neste sábado (02/04), será realizado o primeiro teste de elenco para o filme. O teste é gratuito e acontece no auditório do Museu Pelé (R. Marquês de Herval, s/n - Valongo/Santos).

Para o papel principal, será escolhido um jovem entre 16 e 19 anos e para os demais papeis, podem participar homens e mulheres, entre 16 e 50 anos. Ao todo, 35 perfis serão selecionados, sendo 18 masculinos e 17 femininos, dando oportunidade para que todos os gêneros e idades tenham espaço na produção audiovisual. Não é preciso ter experiência em atuação. A produção será realizada por jovens já capacitados e em formação pela Turma Avançada das Oficinas Querô.

O filme conta a história de Sócrates, um jovem gay de 16 anos de idade, que vive sozinho com a mãe num conjunto habitacional em São Vicente. Sua vida muda drasticamente após a morte da mãe, quando o serviço social do município o informa que ele será enviado para uma casa de acolhimento ou de volta para seu pai, que é homofóbico. Recusando-se a aceitar seu destino, Sócrates foge do poder público e passa a sobreviver por conta própria, em busca de sua sobrevivência.

Esse é o primeiro longa-metragem da carreira de Moratto e também faz parte das ações de comemoração aos 10 anos das Oficinas Querô. “Nasci nos Estados Unidos, de mãe brasileira e pai americano. Apesar de me criar fora do Brasil, minha mãe fez questão de fortalecer as raízes com nossa família pátria. Em 2009, decidi me voluntariar nas Oficinas Querô e me surpreendi com a trajetória de vida e os valores dos moradores das comunidades locais”, relembra o diretor.

No filme, Moratto quer discutir o respeito às diferenças através do jovem Sócrates. “A história de Sócrates também é uma maneira de contar ao mundo as histórias dos moradores da região. Busco proporcionar à Baixada Santista um palco internacional, trabalhando ao lado dos jovens do Querô, atores e locações daqui”, comenta o diretor.

As filmagens estão programadas para julho. Mais informações pelo telefone (13) 3233-7084 ou com a jovem produtora de elenco Mayara Batista (13) 98128-1602.


Sobre o diretor – Alex Moratto é formado em cinema nos Estados Unidos pela Universidade da Carolina do Norte Escola de Cinema (UNCSA). Conhecido por seus curtas-metragens premiados, seus documentários "Qual é o Meu Brasil" (2016) foi exibido no FIFEQ no Canadá e “Nunca Para Ser Encontrado” (2015) estreou no Thessaloniki Documentary Festival, na Grécia, além de exibido pelo jornal Estadunidense The Huffington Post. Os curtas-metragens “A Despedida” (2012), teve sua estreia no museu de arte contemporânea SECCA, nos Estados Unidos e exibido no RiverRun Film Festival e “O Outro Lado” (2010) ganhou o prêmio do júri do Director’s Guild of America em Nova Iorque, além de ser exibido pelo cineasta Werner Herzog no Rogue Film School Seminário.


TESTES DE ELENCO “SÓCRATES”

Quando: sábado, 02 de abril

Horário: das 11h às 17h

Quanto: Gratuito

Local: Museu Pelé (R. Marquês de Herval, s/n - Valongo/Santos SP)


Fonte: Imprensa Querô, através de Ivan De Stefano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário