quinta-feira, 31 de março de 2016

‘STAR TREK – 50 ANOS’ Editora Aleph comemora o aniversário da franquia com nova edição do clássico Portal do tempo.




Criada por Gene Roddenberry em 1966, a série de televisão Star Trek se tornou um fenômeno mundial e ícone da cultura pop ao longo dos anos. Atualmente, conta com centenas de livros, 12 filmes, além de inúmeros jogos e quadrinhos. Em comemoração aos 50 anos de existência, a Editora Aleph, que foi a primeira a publicar romances sobre Star Trek no Brasil, relança uma das obras de maior sucesso da saga (que estava esgotada há anos das prateleiras): Portal do tempo.

Em 1992, o importante livro de A. C. Crispin, marcou no Brasil o início de uma coleção de romances baseados em Star Trek. Esta nova edição leva ao leitor uma apresentação de cada personagem logo no começo do livro e um glossário que explica termos da saga, além de notas que ajudam a entender e buscar os episódios mencionados no texto. O prefácio é assinado por Salvador Nogueira – jornalista científico e editor do portal Trek Brasilis – que comenta a importância da série e alguns fatores que explicam o sucesso dos personagens, que cativam e inspiram os fãs pelo mundo.

Além de divertir o público com as missões da nave Enterprise, Star Trek teve uma significante contribuição para a história da televisão no quesito representatividade. Levou para as telas um piloto japonês, um navegador russo, uma oficial de comunicações negra, um engenheiro escocês e um imediato alienígena. Mas o impacto cultural da franquia vai além de sua longevidade. Star Trek antecipou muitos dos aparelhos e da tecnologia usada atualmente, incluindo o tablet, o PC, o palmtop e os celulares.

Depois de cinco décadas, a franquia não perdeu o fôlego: em julho será lançado Star Trek: Sem Fronteiras, terceiro da nova leva de filmes sobre a saga, e está prevista para 2017 uma nova série televisiva, que será transmitida pela BBC.

Portal do tempo dá um pontapé inicial nas comemorações deste ano, mas não para por aí. A editora Aleph pretende lançar mais livros da série em 2017 – os títulos serão anunciados em breve. Os leitores que estão familiarizados com as aventuras de Kirk e Spock, já podem assumir seu lugar na Enterprise, mas o livro é um também um convite para os tripulantes de primeira viagem, que são muito bem-vindos para embarcarem no universo de Star Trek.


DROPS ALEPH

• A. C. Crispin começou a escrever histórias com Kirk, Spock e a tripulação da Enterprise em 1967, quando tinha apenas 17 anos;

• Na década de 1990, a Aleph editou mais de 20 títulos relacionados à Star Trek, graças ao projeto editorial do Prof. Pier Piazzi, fundador da editora, e do editor Sílvio Alexandre;

• Portal do tempo fez história ao se tornar o primeiro romance original de Star Trek a entrar na lista de mais vendidos do The New York Times, em 1983;

• O Guinness World Records reconhece Star Trek como a série de televisão com o maior número de spin-offs da história;

• Em 1976, após uma campanha de cartas, a NASA nomeou seu ônibus espacial protótipo de Enterprise.


Sinopse do livro:

O capitão Kirk, o imediato Spock e o Dr. McCoy descobrem que Spock teve um filho durante uma viagem ao passado. Agora, precisam viajar mais uma vez através do portal do tempo a fim de resgatar esse filho, para que ele possa ocupar seu lugar de direito na cultura vulcana.

Resgatado, o garoto tentará aprender tudo sobre a Federação e sobre as tradições de seu pai, enquanto a tripulação da Enterprise o conhece e se acostuma à sua presença. Mas seus dias de aprendizado são interrompidos quando uma invasão romulana pode mudar perigosamente o curso da história.


Sobre o autor


Ann C. Crispin escreveu mais de 20 livros, incluindo romances ligados a universos de Star Trek, Star Wars, Piratas do Caribe, e V, além de mundos originais. Entre as suas obras mais aclamadas estão o seu romance de estreia Portal do tempo e a trilogia Han Solo (cujo primeiro volume a Aleph irá lançar em maio). Nascida no estado de Connecticut, nos Estados Unidos, Crispin foi diretora da Science Fiction and Fantasy Writers of America (Escritores de Ficção Científica e Fantasia da América), lecionou escrita e assessorou novos escritores, além de se engajar na luta pelos direitos dos autores. Faleceu em setembro de 2013, aos 63 anos.


Dados do livro

Star Trek - Portal do tempo

Tradutor: Norberto de Paula Lima

Editora Aleph

Páginas: 248

Preço: R$ 39,90


Fonte: Assessoria de Imprensa da Editora Aleph, através de Ester Vitkauskas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário