quinta-feira, 31 de março de 2016

Projeto Cinemas em Rede leva filmes para universidades a partir da internet.




MinC e RNP devem ampliar o número de instituições participantes por meio de chamada pública ainda este ano


A primeira sessão do projeto Cinemas em Rede de 2016 será realizada no dia 12 de abril em diversas universidades públicas do país. A exibição de estreia deste ano inaugura a participação de sete novas instituições no projeto, totalizando doze cinemas interligados. O longa-metragem escolhido para o primeiro evento é “A Vizinhança do Tigre” (imagem acima), de Affonso Uchoa. O filme narra à trajetória de quatro jovens moradores do bairro Nacional, na periferia de Contagem (MG), que vivem divididos entre trabalho, diversão e crime.

A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros possuem uma sala de cinema. Em diversas dessas localidades, existe um campus de universidade e/ou instituto federal atendido pela RNP. Para o gerente de Relacionamento com a Cultura da RNP, Alvaro Malaguti, “a interiorização das redes de alto desempenho permite a ampliação do projeto para diversas regiões do país – atualmente, já são mais de 700 localidades conectadas a infraestrutura de rede acadêmica, com uma capacidade mínima de 100 Mb/s”.

A RNP e o Ministério da Cultura firmaram parceria para incluir de 25 a 40 novas instituições no Cinemas em Rede, a partir deste ano. Uma chamada pública deve ser lançada ainda no primeiro semestre para ampliar o número de instituições participantes. Segundo o Secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro, “o Cinemas em Rede é parte de uma política mais ampla do Ministério da Cultura que utiliza novas soluções tecnológicas visando distribuir conteúdos audiovisuais em larga escala, por todo o território nacional”.

A sessão de 12 de abril inaugura a entrada de sete novas instituições no projeto: Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) – Cine Vila Rica; Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Cine Aruanda; Universidade Federal de Goiás (UFG) – Cine UFG; Universidade Federal Fluminense (UFF) – Cine Arte UFF; Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Cine Metrópole. Além disso, retomam o projeto este ano: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Sala Redenção – Cinema Universitário; Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Cinema do Vale do Canela (Faculdade de Educação); Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC) – Sala José Carlos Cavalcanti Borges; Cinemateca Brasileira (MinC) – São Paulo; CineUSP (Universidade de São Paulo).

RNP: Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.237 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura. http://www.rnp.br/


O Quê: Cinemas em Rede – A vizinhança do Tigre

Quando: 12 de abril, 19h

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


A vizinhança do tigre (Brasil, 2014, 95min) dir. Affonso Uchoa

12 de abril – terça-feira – 19h

Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural - Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso e Guilherme Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário