quarta-feira, 2 de março de 2016

Programação março - Sala Redenção ‘Mostra Franceses contemporâneos: cinemas’.




Em março, a Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com Aliança Francesa de Porto Alegre, Cinemateca da Embaixada da França e Institut Français, apresentam a mostra Franceses contemporâneos: cinemas. A mostra contempla filmes de realizadores contemporâneos, muitos deles ainda pouco conhecidos do grande público brasileiro. Do diretor e roteirista Sébastien Betbeder será exibido 2 Outonos, 3 Invernos (2013), selecionado para a programação da ACID, no Festival de Cannes 2013 e premiado pelo júri especial no Festival de Turim. Betbder é realizador também de vários curtas-metragens, antes de realizar longas. Da diretora, roteirista e atriz Pascale Ferran – conhecida pelo público brasileiro ao dirigir Lady Chatterley (2006), que ganhou cinco César, incluindo o de melhor filme – exibiremos Pessoas-Pássaro (2014) ‘imagem acima’. O longa participou da competição Un Certain Regard do Festival de Cannes e foi apresentado pela primeira vez no Brasil no Festival de Cinema do Rio de Janeiro em 2014. A Bela vida (2013), do diretor, ator e cenarista Jean Denizot, estreou no Brasil na 39ª Mostra Internacional de São Paulo. A mostra contempla também Minha Alma por ti Liberta (2013) de François Dupeyron. Falecido em fevereiro de 2016, Dupeyron é um cineasta que se manteve um pouco à parte do sistema de cinema francês das grandes produções. Defensor de um cinema de tomada de posição, seus filmes tratam de temas espinhosos, como em Clandestino (2014), sobre um jovem curdo que quer chegar à Inglaterra. Em Minha Alma por ti Liberta narra à história de um personagem que luta contra a miséria do mundo após ter herdado da mãe o dom de curar com as mãos. De Lucas Belvaux exibiremos Não é meu tipo (2013); Suzanne (2013), da realizadora e cenarista Katell Quillevéré também está presente na mostra. Segunda longa-metragem da cineasta foi exibido no Festival de Cannes 2013, nas sessões especiais, tendo uma boa recepção. Exibiremos também Os conquistadores (2013), segundo longa-metragem do escritor, diretor e cenarista Xabi Molia, que em 2009 havia realizado 8 Fois Debout, premiado no Festival Internacional de Tokyo. Exibiremos também Seraphine (2008), com direção de Martin Provost, que participou em várias categorias no Festival de Cannes; Maestro (2013) da diretora, roteirista e atriz suíça Léa Fazer. Com uma trajetória marcada pelo teatro clássico e pela televisão, é com seu filme BienVenue em Suisse, exibido no Festival de Cannes, em 2004, na mostra competitiva Un certain Regard, que a realizadora inicia sua participação no cinema. Maestro, seu último filme, realizado em 2014, é uma homenagem ao ator Jocelyn Quivrin, morto em 2009, que trabalhou com cineastas como Éric Rohmer, entre outros realizadores. Os filmes exibidos na mostra Franceses contemporâneos: cinemas foram programados por Thomas Sparfel, da Cinemateca da Embaixada da França.

· Filmes em HD em alta Definição por VOD – Vídeo On Demand.


O Quê: Mostra Franceses contemporâneos: cinemas

Quando: 07 a 31 de março

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


2 Outonos, 3 Invernos (2 Automnes, 3 Hivers, França, 2013, 93min) Dir. Sébastien Betbeder
7 de março- segunda-feira – 16h
10 de março- quinta-feira – 16h
21 de março- segunda-feira – 19h
22 de março- terça-feira – 16h
Arman (Vincent Macaigne) tem 33 anos e resolve mudar de vida. Para começar, inicia a correr no parque aos sábados. No primeiro dia, conhece Amélie (Maud Wyler). A primeira impressão é de um choque, a segunda será uma punhalada no coração. Benjamin (Bastien Bouillon) é o melhor amigo de Arman. Entre dois outonos e três invernos as vidas de Amélie, Arman e Benjamin se cruzam.

Pessoas-Pássaro (Bird People, França, 2014, 127min) Dir. Pascale Ferran
7 de março- segunda-feira – 19h
8 de março- terça-feira – 16h
22 de março- terça-feira – 19h
23 de março- quarta-feira – 16h
Após chegar em Paris, um engenheiro de informática americano (Josh Charles), submetido a pressões familiares e profissionais, desliga seu celular e seus aparelhos eletrônicos e decide mudar radicalmente o curso de sua vida.

A Bela Vida (La Belle Vie, França, 2013, 93min) Dir. Jean Denizot
8 de março- terça-feira – 19h
9 de março- quarta-feira – 16h
24 de março- quinta-feira – 19h
28 de março- segunda-feira – 16h
Sylvain e Pierre fogem da lei desde que uma batalha de custódia com sua mãe levou seu pai, Yves, a se esconder dez anos atrás. Mas agora que estão mais velhos, os dois irmãos estão cansados da estrada e ansiosos para aproveitar o início da vida adulta.

Minha Alma Por Ti Liberta (Mon âme par toi Guérie, França, 2013, 124min) Dir. François Dupeyron
10 de março- quinta-feira – 19h
11 de março- sexta-feira – 16h
28 de março- segunda-feira – 19h
Quando a mãe de Frédi morreu, legou-lhe um dom: o de curar outras pessoas usando nada mais do que as suas mãos. Mas ele está longe de se rever no papel de curandeiro. Preferia levar a existência simples de um homem normal e trabalhador, de preferência ao volante da sua moto. No entanto, vive num dilema, porque também quer honrar a memória da mãe e não lhe parece correto desperdiçar aquele imenso poder de ajudar o próximo.

Não É Meu Tipo (Pas Son Genre, França, 2013, 111min) Dir. Lucas Belvaux
11 de março- sexta-feira – 19h
14 de março- segunda-feira – 16h
28 de março- terça-feira – 19h
Clément, professor de filosofia em Paris, é transferido para uma região distante, onde conhece e se apaixona por Jennifer, uma cabeleireira. O sentimento é recíproco, mas o abismo cultural e social entre os dois impede que o relacionamento evolua.

Suzanne (Suzanne, Bélgica/ França 2013, 91min) Dir. Katell Quillevéré
14 de março- segunda-feira – 19h
15 de março- terça-feira – 16h
29 de março- terça-feira – 19h
21 de março – segunda-feira – 16h
A história de uma família contada através da jornada de Suzanne (Sara Forestier), uma jovem mulher. Ela e sua irmã perderam a mãe quando crianças e foram criadas somente pelo pai.

Os Conquistadores (Les Conquérants, França, 2013, 96 min) Dir. Xabi Molia
15 de março- terça-feira – 19h
16 de março- quarta-feira – 16h
30 de março- quarta-feira – 16h
Meio-irmãos, Galaad e Noé não têm muito em comum, a não ser uma coleção de fracassos pessoais. Convencidos que são amaldiçoados desde que o pai afanou uma relíquia sagrada, Galaad convence Noé a tomar uma atitude.

Seraphine (Seraphine, Alemanha/Bélgica/França, 2008, 125 min) Dir. Martin Provost
17 de março- quinta-feira – 16h
24 de março- quinta-feira – 16h
18 de março- sexta-feira – 19h
Filme conta a história de vida da pintora francesa Seraphine de Senlis que, apesar de ter crescido na pobreza, aprendeu sozinha a arte da pintura. Descoberta por um colecionador, Seraphine tem seu talento reconhecido, mas é prejudicada pela Grande Depressão e suas condições de saúde.

Maestro (Maestro, França, 2013, 85 min) Dir. Léa Fazer
17 de março- quinta-feira – 19h
18 de março- sexta-feira – 16h
31 de março- sexta-feira – 16h
Henri, um jovem ator que sonha em trabalhar na franquia Velozes e Furiosos, acaba conseguindo trabalhar em um filme de Cédric Ròvere, mestre supremo do Cinema Autoral.


Fonte: Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário