segunda-feira, 21 de março de 2016

L&PM Editores dá a dica! MESTRES DO PENSAMENTO: 20 FILÓSOFOS QUE MARCARAM O SÉCULO XX ‘MAÎTRES À PENSER – 20 PHILOSOPHES QUI ONT FAIT LE XXE SIÈCLE’, de Roger-Pol Droit - Tradução de Julia da Rosa Simões.

MESTRES DO PENSAMENTO: 20 FILÓSOFOS QUE MARCARAM O SÉCULO XX


A reinvenção da filosofia no século XX

Por muitos séculos, a filosofia ficou restrita a um grupo seleto de intelectuais que, apesar de terem sido os grandes pensadores de sua era, raramente tinham suas teorias difundidas entre o povo. Além disso, ela era considerada uma disciplina puramente acadêmica, com pouca influência na vida prática das pessoas. No século XX, esse cenário se transformou. Guerras mundiais e revoluções sociais e científicas contribuíram para que grandes mudanças ocorressem em apenas cem anos. Não apenas a tecnologia e as convenções sociais, mas também o próprio significado da filosofia foi se modificando. E, num contexto cada vez mais complexo, ela precisou reencontrar sua relevância, deixando o âmbito exclusivamente intelectual e tornando-se mais acessível. A ascensão de pensadores célebres, como Jean-Paul Sartre e Michel Foucault, que com suas ideias cativaram e conquistaram o grande público, foi um dos propulsores desta reinvenção da filosofia.

Em Mestres do pensamento: 20 filósofos que marcaram o século XX, o filósofo e pesquisador francês Roger-Pol Droit apresenta alguns dos mais ilustres intelectuais do século passado, de Bergson a Habermas, passando inclusive por nomes que não costumam ser associados à filosofia, como Freud e Gandhi. Num texto leve, voltado ao público não especializado, o autor reúne a vida e a obra destas grandes personalidades, facilitando o acesso do leitor às suas ideias e incitando-o a iniciar uma jornada pelo multifacetado e apaixonante universo da filosofia contemporânea.


Informações Gerais

Título: MESTRES DO PENSAMENTO: 20 FILÓSOFOS QUE MARCARAM O SÉCULO XX

Título Original: MAÎTRES À PENSER – 20 PHILOSOPHES QUI ONT FAIT LE XXE SIÈCLE

Catálogo: Outros Formatos

Gênero: Filosofia

Formato: 14x21

Páginas: 320

Preço R$ 39,90


Roger-Pol Droit



Roger-Pol Droit (1949) é filósofo, jornalista e ensaísta francês. É pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica, o maior órgão público de pesquisa da França. Entre 1994 e 1999, foi conselheiro do Diretor Geral da UNESCO e, de 2007 a 2013, foi membro do Comitê Consultivo Nacional de Ética. Tornou-se conhecido por seus livros sobre filosofia e sobre a história das ideias. Entre suas obras mais famosas estão 101 experiências de filosofia cotidiana (2003), A filosofia explicada à minha filha (2004) e Une brève histoire de la philosophie (2008), com a qual ganhou o Grand Prix du Livre des Professeurs et Maîtres de Conférences de Sciences-Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris), onde leciona.


Fonte: www.lpm.com.br


Parceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário