sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

"Hyde": Releitura de “O médico e o monstro” humaniza vilão e oferece sua versão da história.

"Hyde"


"Hyde": Releitura de “O médico e o monstro”


Romance de estreia de Daniel Levine, “Hyde” mostra alguns dos principais acontecimentos da trama original sob a perspectiva do ‘monstro’


“Uma releitura engenhosa de um clássico que expõe a sensibilidade de uma criatura violenta. Hyde é dominado por uma atmosfera macabra, sombria, e a Londres de Daniel Levine tem um ar steampunk selvagem.” - New York Times Book Review


“Em seu primeiro e arrebatador romance, Levine oferece muitas surpresas e uma narrativa rica e constantemente inebriante. É uma leitura fascinante.” The Washington Post


O romance “O médico e o monstro”, grande clássico de Robert Louis Stevenson, completa 130 anos em 2016. A trama narra a história de Dr. Jekyll, um médico acima de qualquer suspeita que, graças a uma série de experimentos, acorda em si mesmo uma segunda personalidade, o Sr. Hyde – a perfeita personificação da maldade. Mais do que um embate entre o bem e o mal, o livro fala sobre a complexidade e a dualidade inerentes a todo ser humano.

A complexidade é ainda mais explorada em “Hyde”, primeiro romance de Daniel Levine, que chega às livrarias pela Record em fevereiro. Em 2016, a humanização dos vilões e seu protagonismo estão em alta na cultura pop; não é à toa que “Malévola” foi um sucesso nos cinemas e que em breve estreiam um filme inteiro destinado aos vilões da DC Comics (“Esquadrão suicida”) e um espetáculo musical que narra a vida da bruxa má de “O mágico de Oz” (“Wicked”). Em seu livro, Levine dá voz ao Sr. Hyde, e mostra alguns dos principais acontecimentos da trama original sob a perspectiva do “monstro”.

Preso no gabinete do Dr. Jekyll enquanto espera ser capturado, o Sr. Hyde conta a breve história de sua vida, enquanto tem controle do corpo que divide com o médico. Na releitura de Levine, Hyde já havia surgido antes, na infância de Jekyll, e retorna depois de anos adormecido. Com uma personalidade cheia de nuances, e o direito a ter as próprias experiências, o monstro aqui deixa de ser apenas mau. Em meio à trama de suspense – com direito a desaparecimentos e assassinatos – o Sr. Edward Hyde se verá em alguns momentos algoz, em outros vítima, e até herói em determinadas situações.

“Hyde” foi eleito um dos cinco melhores thrillers de 2014 pelo Washington Post, além de ter sido recomendado pelos editores do New York Times. A edição inclui ainda o texto completo de “O médico e o monstro”, de Stevenson.


Daniel Levine estudou literatura inglesa e escrita criativa na Universidade Brown, além de ser mestre em escrita de ficção pela Universidade da Flórida. Vive no Colorado. “Hyde” é seu primeiro romance.


HYDE

DANIEL LEVINE

Páginas: 434

Preço: R$ 45

Tradução: Ana Julia Perrotti-Garcia

Editora: Record


Fonte: Departamento de Imprensa - Grupo Editorial Record, através de Thaís Britto e Cláudia Lamego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário