segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

L&PM Editores dá a dica! CAROL ‘THE PRICE OF SALT’, de Patricia Highsmith - Tradução de Roberto Grey.

CAROL



Um thriller sobre o amor proibido entre duas mulheres


Therese Belivet vê Carol Aird pela primeira vez em uma loja de departamentos de Nova York, onde trabalha como vendedora. Carol está escolhendo um presente de Natal para a filha e resplandece numa aura de perfeita elegância. Observando-a do balcão, Therese está inteiramente despreparada para o choque de uma epifania erótica e para um amor que será imediatamente condenado por todos. Pois a vida de dona de casa suburbana de Carol é tão imbecilizante quanto o emprego de Therese, e ambas partem para uma jornada sem volta.

Segundo romance de Patricia Highsmith (1921-1995) a ser publicado, esta história de obsessão e libertação sexual é um dos mais importantes romances de língua inglesa do século XX, embora ainda não totalmente reconhecido. Trata-se claramente do primeiro livro de prestígio a abordar o lesbianismo com certa naturalidade, sob uma atmosfera de suspense que caracteri­za todos os trabalhos da autora, mas também com direito a diálogos francos, um humor emotivo e personagens enternecedores.

Um clássico contemporâneo que cativou milhões de leitores desde sua publicação, em 1952, sob o pseudônimo de Claire Morgan.

A capa desta edição de Carol traz a imagem do filme homônimo de Todd Haynes que tem Cate Blanchett e Rooney Mara nos papéis principais. O filme estreia no Brasil em janeiro de 2016 e é um forte concorrente ao Oscar.


Informações Gerais

Título: CAROL

Título Original: THE PRICE OF SALT

Catálogo: Outros Formatos

Gênero: Ficção estrangeira

Formato: 14x21

Páginas: 312

1° Edição: Novembro de 2015

Preço: R$ 39,90


Patricia Highsmith




Nasceu em Forth Worth, no Estado americano do Texas, em 1921. Teve uma infância triste: seus pais separaram-se dias antes do seu nascimento, e Patricia teve relacionamentos complicados com sua mãe e seu padrasto. Desde pequena cultivou o hábito de escrever diários, nos quais fantasiava sobre pessoas (como seus vizinhos) que teriam problemas psicológicos e instintos homicidas por trás de uma aparência de normalidade – tema que seria amplamente explorado em sua obra. Recebeu uma educação refinada, tendo estudado latim, grego e francês, e passou grande parte da vida adulta na Suíça e França. Seu primeiro romance, Strangers on a train, publicado originalmente em 1950, tornou-se um êxito comercial e foi adaptado ao cinema por Alfred Hitchcock no ano seguinte (o filme foi lançado no Brasil como Pacto sinistro). A autora foi desde cedo aclamada pelo público europeu, mas o sucesso em sua terra natal tardaria a chegar.

Seu próximo trabalho, o romance The price of salt (Carol, L&PM POCKET 2006), foi recusado pelo seu editor norte-americano por colocar em cena o relacionamento homossexual entre duas mulheres. O livro foi publicado em 1953, sob o pseudônimo de Claire Morgan, e obteve enorme sucesso. Uma das suas mais célebres criações ficcionais é Tom Ripley, o ambíguo sociopata que debutou em 1955, em The talented Mr. Ripley, e que protagonizaria outros quatro romances. A primeira adaptação feita deste livro data de 1960 e em português se chamou O sol por testemunha. A adaptação cinematográfica feita postumamente, em 1999, sob o título de O talentoso Ripley, colaborou para que a autora fosse redescoberta nos Estados Unidos.

Seus livros fogem a classificações e a esquemas tradicionais do romance policial clássico: o que acaba por fascinar seus leitores é menos o mistério a ser resolvido quanto o tanto de profundidade (e perturbação) psicológica com a qual a autora dota seus personagens. Diferentemente do romance policial clássico, a noção de justiça praticamente inexiste em sua obra. Autora de mais de 20 livros, Highsmith recebeu várias distinções, entre elas o prêmio O. Henry Memorial, o Edgar Allan Poe, Le Grand Prix de Littérature Policière e o prêmio da Crime Writer’s Association da Grã-Bretanha. Ela morreu na Suíça, em 4 de fevereiro de 1995.


Fonte: www.lpm.com.br


Parceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário