domingo, 6 de dezembro de 2015

Curso - PLANETA DOS MACACOS: A CONSTRUÇÃO DE UM CLÁSSICO, de Saulo Adami.




APRESENTAÇÃO

O livro de Pierre Boulle (O Planeta dos Macacos ou La Planéte des Singes) foi lançado em Paris em 1963. Foi esta obra que inspirou o norte-americano Arthur P. Jacobs a produzir cinco filmes longa metragem para o cinema: O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968), de Franklin J. Schaffner; De Volta ao Planeta dos Macacos (Beneath the Planet of the Apes, 1970), de Ted Post; Fuga do Planeta dos Macacos (Escape from the Planet of the Apes, 1971), de Don Taylor; Conquista do Planeta dos Macacos (Conquest of the Planet of the Apes, 1972) e A Batalha no Planeta dos Macacos (Battle for the Planet of the Apes, 1973), de John Lee Thompson. Esta foi à primeira cinessérie de ficção-científica da história do cinema, que se tornou conhecida como A Saga dos Macacos ou The Ape Saga.




O Planeta dos Macacos (1968) revolucionou a forma de se fazer maquiagem, graças ao talento do médico John Chambers, que desenvolveu o desenho da maquiagem e por isso recebeu em 1969 um Oscar honorário por sua criação. No mesmo ano, o filme recebeu duas indicações para o Oscar de melhor figurino (Morton Haack) e melhor música original (Jerry Goldsmith). E inspirou a criação de dois seriados de televisão na década de 1970: Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1974), 14 episódios em live action; e De Volta ao Planeta dos Macacos (Return to the Planet of the Apes, 1975), 13 episódios em desenhos animados.




Inspirou a criação de revistas com histórias em quadrinhos, livros com a novelização dos roteiros, brinquedos, souvenirs... e novos filmes para o cinema: Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 2001), de Tim Burton, o último a utilizar atores maquiados; Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes, 2011), de Rupert Wyatt; e Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, 2014), de Matt Reeves, utilizando as mais modernas técnicas de animação e captura de movimentos. Setores como maquiagem, figurino e cenografia contribuíram para fazer deste filme um marco na história da sétima arte, levando-o ao posto de clássico!




OBJETIVOS

O curso Planeta dos Macacos: A Construção de um Clássico, ministrado por Saulo Adami, vai oportunizar uma viagem de volta aos bastidores da produção do filme O Planeta dos Macacos que marcou o início da cinessérie produzida por Arthur P. Jacobs. Serão abordados temas como: o livro, roteiros propostos, maquiagem, figurino, cidade cenográfica, espaçonave e demais atrativos que levaram milhões de espectadores às salas de projeção e o estúdio a investir em outros sete filmes para cinema e dois seriados de televisão.


Não é necessário nenhum pré-requisito para participar desta atividade.

O curso é aberto a todos os interessados.




TEMAS

1. A trama do livro de Pierre Boulle e a sua crença de que seu livro era “infilmável”;

2. Do livro para os roteiros de Rod Serling e Michael Wilson: o que mudou?

3. Os primeiros testes com maquiagem e a inspiradora criação do maquiador John Chambers;

4. Atores esperavam mais de três horas para ser maquiados e mais de uma hora para retirar as maquiagens de símios. Como eram realizados estes processos e quais os materiais que usavam?

5. O trabalho dos figurinistas e os símbolos que constavam das roupas dos chimpanzés, gorilas e orangotangos.

6. A cidade cenográfica e a espaçonave: do design à planta baixa e à construção. Suas reutilizações nas séries de cinema e televisão.

7. A trajetória do filme O Planeta dos Macacos através dos tempos: filmes-sequência, seriados de TV e merchandising.

8. O “renascimento” e o futuro de O Planeta dos Macacos: livros, quadrinhos e filmes que estão por vir.




MINISTRANTE: SAULO ADAMI

Escritor com 70 livros publicados nas áreas de poesia, conto, crônica, novela, romance, ensaio, biografia e história, cinco deles dedicados a O Planeta dos Macacos, tema que pesquisa e coleciona desde 1975. Seu livro Homem Não Entende Nada! Arquivos Secretos do Planeta dos Macacos (2015) é resultado de 40 anos de pesquisas. Criador do "Cine Clube Postal Planet of the Apes Brazilian Fan Club" (1984), do fanzine Century City News (1985-2000), produtor das exposições Casa do Macaco (2001-2015) e dos documentários Forbidden Zone Telegraph (2000) e O Papel e o Sonho (2015). Em 1999 passou pela experiência da maquiagem dos macacos nos Estados Unidos. Entrevistou atores e técnicos que fizeram parte da produção destas séries de cinema e TV, com alguns dos quais mantém correspondência até hoje.




Curso - PLANETA DOS MACACOS: A CONSTRUÇÃO DE UM CLÁSSICO, de Saulo Adami.

DATAS: Dias 19 e 20 / Dezembro (sábado e domingo)

HORÁRIO: 15h às 18h

LOCAL: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO: R$ 80,00

(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições. Válido apenas para pagamentos por depósito bancário)

FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES

cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

INSCRIÇÕES

http://www.cinemacineum.blogspot.com.br/2015/11/planeta-dos-macacos.html

PATROCÍNIO

Sapere Aude Livros

Editora Aleph

Back in Black

Loja Nerdz

APOIO

Cinemateca Capitólio

PARCERIA

Espaço Vídeo

Papo de Cinema


REALIZAÇÃO: Cine UM Produtora Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário