sábado, 5 de dezembro de 2015

CINEB premia filmes exibidos gratuitamente na periferia de São Paulo.




Evento acontece dia 7 de dezembro e terá os atores Caio Blat como anfitrião e Camila Márdila (Que horas ela volta?) entre os convidados; comunidades que receberam o projeto também serão premiadas


O CINEB é um circuito alternativo de cinema que leva gratuitamente filmes brasileiros para comunidades e universidades na periferia de São Paulo, locais com escassos equipamentos culturais. O projeto possui estrutura itinerante de cinema e leva a essas localidades telão, projetor, caixas de som, banners, painel luminoso, além da tradicional pipoca.

No dia 7 de dezembro acontecerá a 6ª edição da festa de premiação que visa o reconhecimento do trabalho desenvolvido no projeto, com a premiação de filmes que integraram o circuito e das comunidades que receberam o cinema itinerante. O Prêmio CINEB será realizado na sede do Sindicato dos Bancários, em São Paulo, e terá como mestre de cerimonias o ator Caio Blat. A atriz Camila Márdila, do filme Que horas ela volta? também é presença confirmada.

Entre os filmes premiados nesta edição estão Sabotage, de Ivan P13; O Menino no espelho, de Guilherme Fiuza Zenha; Rio 2, de Carlos Saldanha; Tainá 3, de Rosane Svartman; O Mercado de notícias, de Jorge Furtado; Irmã Dulce, de Vicente Amorim; Meus dois amores, de Luiz Henrique Rios; e Que horas ela volta?, de Anna Muylaert. Além de vários curtas metragens.

Há oito anos na estrada, o projeto exibiu só em 2015 mais de dez filmes em 43 sessões, que reuniram mais de 6 mil pessoas. Entre os locais que receberam o CINEB neste ano estão a Favela do Canão, na Zona Leste; a Associação Chácara do Conde, na Zona Sul; o Residencial Franca, na Zona Oeste; o Largo São Francisco e a Cracolândia, no Centro; e o Espaço Tijolinho, na Zona Norte. O CINEB é realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e produzido pela Brazucah Produções.

“O projeto permite que a população mais carente tenha acesso a filmes nacionais em espaços comunitários“, diz Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários. “A premiação do CINEB visa reconhecer os produtores dos filmes realizados em nosso país e das comunidades, entidades e universidades envolvidas nas sessões do projeto, afinal o filme só vira cinema quando ele chega até as pessoas”, afirma o coordenador do CINEB, Cidálio Vieira Santos.


Serviço

6º Prêmio CINEB do Cinema Brasileiro

Segunda-feira, 7/12, às 20h

Sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (Café dos Bancários)

Rua São Bento, 413 – Edifício Martinelli, São Paulo/SP


Fonte: BRAZUCAH PRODUÇÕES e CIDÁLIO VIEIRA SANTOS - Coordenador do Projeto CINEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário