quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

‘3x MURILO SALLES’ - Programa reúne três filmes de Murilo Salles, na Sala Norberto Lubisco em Porto Alegre e em mais onze cidades brasileira.


Filme: Aprendi a Jogar com Você (2014), direção ‘Murilo Salles’


Hoje, 3 de dezembro de 2015 (quinta-feira) nos cinemas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre (Sala Norberto Lubisco), Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e em mais cinco cidades brasileiras.

O Fim e os Meios (2014) | Troféu Redentor de Melhor Roteiro – Festival do Rio

Aprendi a Jogar com Você (2014) | Melhor Montagem – Festival de Paulínia

Passarinho Lá de Nova Iorque (2014) | Seleção Oficial da Mostra Autores do Festival de Tiradentes


Três longas-metragens do cineasta Murilo Salles entram em cartaz, ao mesmo tempo, em cinemas de todo o Brasil. A ficção O Fim e os Meios e os documentários Aprendi a Jogar com Você e Passarinho Lá de Nova Iorque estreando juntos vão proporcionar uma interação criativa com três reflexões sobre o Brasil.

O que une o cineasta Cícero Filho, personagem de Passarinho Lá de Nova Iorque, com o DJ Duda de Aprendi a Jogar com Você e Paulo Henrique, publicitário de O Fim e os Meios? Os três buscam a afirmação social e profissional, mas as dificuldades no dia a dia dessa jornada, acaba levando-os, cada um de seu jeito, a entrar em crise com o Brasil que os cerca.

“Os três filmes são mergulhos num Brasil louco, profundo, que nos molda, que nos consome. Filmes que dialogam e se complementam. Uma proposta de imersão em nossas formações. Eles nasceram do desejo de querer olhar o Brasil das formações, o Brasil dos jeitinhos, das virações” (Murilo Salles)


‘O FIM E OS MEIOS’

Um thriller psicológico ambientado nos corredores de Brasília. No furacão do poder, uma trama sobre até onde é possível sustentar-se com dignidade.

Um filme escrito e dirigido por Murilo Salles

Prêmio de Melhor Roteiro no Festival do Rio

Uma produção Julia Moraes e Cinema Brasil Digital

Com Cintia Rosa, Pedro Brício, Marco Ricca e Hermila Guedes

Participação Especial Emiliano Queiroz

Distribuição NOSSA DISTRIBUIDORA

105 minutos | Cor | Formato: scope | 2014

16 anos

Sinopse: Publicitário e jornalista se mudam para Brasília. Seus cotidianos são invadidos pelo jogo de interesses e desejos de quem vive no furacão do poder.


‘Aprendi a Jogar com Você’

Um registro singular e contundente do jeitinho brasileiro.

Um filme de Murilo Salles

Com DJ Duda (Célio Eduardo) & Milka Reis

Produção: CINEMA BRASIL DIGITAL

Distribuição: NOSSA DISTRIBUIDORA

Melhor Montagem no Festival de Paulínia

Documentário | Cor | 2014 | 87 min

Formato: DCP | 12 anos

Sinopse: Aprendi a jogar com você é um filme sobre a coragem de se jogar na vida e perseguir um sonho. Um registro contundente sobre os procedimentos necessários para sobreviver de música na periferia do sistema.


‘Passarinho lá de Nova Iorque’

Um filme sobre afeto. Um documentário sobre fazer cinema fora do eixo. Cícero Filho persegue seu sonho em meio às dificuldades de viver de cultura no país.

O documentário parte de um registro do cotidiano, para fazer um retrato sobre um artista fora do sistema no Brasil contemporâneo.

Um filme de Murilo Salles

Com Cícero Filho

Produção: CINEMA BRASIL DIGITAL

Distribuição: NOSSA DISTRIBUIDORA

Mostra Autores - Festival de Tiradentes 2014

Documentário | Cor | 2014 | 87 min

Formato: DCP | 12 anos

Sinopse: As dificuldades do cineasta Cícero Filho, de Poção de Pedras, no Maranhão, para tentar refilmar uma cena para o seu filme.


O Diretor

Murilo Salles estreou na direção com o documentário Essas são as Armas, em 1978, Pomba de Prata do Festival de Leipzig na Alemanha. Com Nunca Fomos Tão Felizes, a primeira ficção, ganhou o Leopardo de Bronze do Festival de Locarno na Suíça, e Melhor Filme no Festival de Brasília em 1984. Em 1989, dirigiu Faca de Dois Gumes, prêmio de melhor diretor do Festival de Gramado. Em 1994, dirigiu Todos os Corações do Mundo, documentário Oficial da FIFA sobre a copa de Mundo. Em 1996, Como Nascem os Anjos, Melhor Direção do Festival de Gramado e Prêmio Colón do Oro de Melhor Filme do Festival de Huelva na Espanha em 97. Seja o que Deus Quiser! foi o vencedor do Festival do Rio de 2002. Em 2003, realizou o documentário És Tu, Brasil. O seu quinto longa de ficção, Nome Próprio, de 2008, ganhou o prêmio de Melhor Filme do Festival de Gramado. Seus filmes mais recentes são a ficção O Fim e os Meios, vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro no Festival do Rio 2014, e os documentários Aprendi a Jogar com Você, prêmio de Melhor Montagem do Festival de Paulínia de 2014 e seleção oficial da Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro em 2013, e Passarinho Lá de Nova Iorque, selecionado para a Mostra Autores do Festival de Tiradentes de 2014.


Fonte: Assessoria de Imprensa / Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz e Claudia Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário