terça-feira, 10 de novembro de 2015

“Premê – Quase Lindo”, longa-metragem que conta a história do grupo Premeditando o Breque, é lançado em DVD.




Filme terá exibição gratuita e bate-papo com grupo Premê e os diretores Alexandre Sorriso e Danilo Moraes no dia 14 novembro, na Livraria Cultura em São Paulo


No dia 14 de novembro, sábado, a partir das 17h, na Livraria Cultura do prédio do Conjunto Nacional, em São Paulo, acontece o evento de lançamento do DVD do longa-metragem “Premê – Quase Lindo”, com direção de Alexandre Sorriso e Danilo Moraes, que revisita a trajetória do emblemático e divertido grupo paulistano Premeditando o Breque. Depois de ser exibido em festivais como É Tudo Verdade (SP e RJ), InEdit (SP e Santos) e no 10° Festival de Cinema Latino Americano em São Paulo, o longa terá exibição gratuita e também bate-papo com os diretores e integrantes do grupo Premê.

Na ativa há quase 40 anos, o Premê ganhou fãs e o respeito da classe artística com suas canções divertidas e de qualidade técnica ao longo de sua carreira. Sem prender-se a um estilo musical, trazia como marcas, arranjos elaborados, letras irônicas e a mistura de ritmos.

Formado em 1976 por estudantes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o grupo fez parte do movimento da Vanguarda Paulistana dos anos 1980, também representado por Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Grupo Rumo, entre outros. O título “Quase Lindo” é homônimo ao LP de grande sucesso na época, com faixas que marcaram a cena musical, como a canção “São Paulo, São Paulo”, uma divertida referência a “New York, New York”, mas adaptada à capital paulista. Claus Petersen, Marcelo Galbetti, Mário Manga e Wandi Doratiotto integram o Premê desde a fundação até os dias de hoje.

Durante seis anos, entre pesquisas e finalização, os diretores resgataram imagens inéditas de arquivo, como entrevistas em programas de TV e imagens de shows que nem o próprio grupo conhecia para compor o filme. Com cenas raras, o longa conta a trajetória da banda desde início da carreira. No DVD, que tem o patrocínio do Grupo Confidence com o Apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os extras reúnem além de entrevistas de muitos dos integrantes que já passaram pelo Premê, depoimentos de grandes personalidades como Lulu Santos, Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Maurício Kubrusly e Nelson Ayres, relatando as experiências que tiveram com o grupo.

“Recuperar essas imagens se tornou um mergulho na minha infância, mas de outra perspectiva, comprovando que todas as histórias divertidas que o meu pai me contava realmente aconteceram”, afirma Danilo Moraes, que é filho de Wandi e também um dos integrantes do grupo há mais de 20 anos.

Já Alexandre Sorriso, que sempre foi fã do Premê, teve a ideia de fazer o documentário durante uma conversa de bar com Danilo. “Vocês nunca pensaram em reunir todo o material do Premê? Vamos fazer um filme? As pessoas precisam conhecer essas histórias do grupo”, afirmou Sorriso.


Sinopse

Com 39 anos entre ida e vindas, o Premê é uma das persistentes bandas da vanguarda paulistana. O documentário fez com que seus integrantes ativassem suas memórias, mostrando imagens raras, muitas delas inéditas até para seus fãs mais devotos, captadas em shows, ensaios, festivais e programas de TV. Nas suas quase quatro décadas de experiência, o Premê manteve sua identidade musical bem-humorada atualizada com os assuntos do cotidiano nacional. Compôs verdadeiras crônicas sociais urbanas com qualidade técnica e harmônica indiscutível. O acesso registros audiovisuais do início do grupo permite uma comparação sociocultural entre as décadas de 70, 80, 90, 2000 e 2010, e mostra como alguns temas se repetem sem perder a contemporaneidade.


Ficha Técnica

Direção: Alexandre Sorriso e Danilo Moraes

Gênero: Documentário

Ano: 2015

Duração: 70min

Classificação: livre

Legendas: Inglês e espanhol

Coprodução: Com Tato Agencia Sociocriativa e Collecting Smiles


Alexandre Sorriso
É publicitário e cineasta. Bacharel em Comunicação Social, com especialização em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas (1987-1990). Em 1992, produziu e foi assistente de direção por quatro anos, numa das maiores produtoras da América Latina na época, a 5.6 Produções. Em 1996, iniciou a carreira internacional em Portugal, produzindo e dirigindo campanhas publicitárias, filmes institucionais e programas de televisão. Os filmes dirigidos por Sorriso foram incluídos nos repertórios internacionais de agências de publicidade e clientes, como J.W. Thompson e Vtech Electronic Learning Products. Dirigindo, o publicitário ganhou ouro com o filme Audi “Puddle” no Epica Awards 2001, um dos principais prêmios europeus voltado à criatividade em várias mídias, e Prata no Festival Internacional de Publicidade da Figueira da Foz 2002, em Portugal, além de várias short lists como no Cresta Awards. Co-dirigiu o filme da candidatura vencedora de Portugal para a Eurocopa 2004. Em 2012, foi responsável pela direção geral de TV da campanha para prefeita de Mossoró/RN da candidata Larissa Rosado. Atualmente, Sorriso está dirigindo o Diário do Olivier, programa de culinária do canal GNT.

Danilo Moraes
É cantor, compositor e guitarrista. Lançou os discos autorais “Na Pista” (2003) com o grupo de forró Banguela (2004), “51”, com Ricardo Teté (França - 2005), “A Torcida Grita” (2007) e “Danilo Moraes e Os Criados Mudos” (2011).

Foi vencedor, junto com Ricardo Teté, do Festival Cultura - A Nova Música do Brasil em 2005 e levou o segundo lugar no 9º Prêmio Visa - Edição Compositores em 2006. É coautor do xote “Beijo Roubado” que, com a versão do grupo Rastapé, foi um dos hits mais tocados nas rádios brasileiras entre 2001 e 2003. Em parceria com a cantora Céu é autor do samba canção "Mais um lamento", do disco de estreia da cantora, de 2005. Como instrumentista já atuou em palcos de diversas cidades brasileiras com o grupo Premê, Ná Ozzetti, Chico César, Arnaldo Antunes, Wandi Doratiotto, Mario Manga, Celso Sim, Gero Camilo, Paula Cohen, entre outros.


Lançamento do DVD “Prême – Quase Lindo”

Dia 14 de novembro, sábado, 17h retirada de senha / às 18h exibição do filme

Local: Livraria Cultura

Endereço: Av. Paulista, 2073

Preço do DVD na Livraria Cultura: R$ 39,00

Outros pontos de venda: rede Livraria Cultura, rede Livraria da Vila, Blooks, Banana Music, Reserva Cultural e Music Discos (o preço pode variar de acordo com cada loja).


Fonte: Agência Lema, através de Leandro Matulja, Leticia Zioni e Larissa Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário