terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mar de Culturas recebe o sambista Diogo Nogueira para homenagem a João Nogueira.




Gisa e Didu Nogueira, Moacyr Luz e Ricardo Cravo Albin também participarão do encontro musical que acontece no dia 26 de novembro, às 19h, no Quiosque da Globo


Os sambas marcantes e a carreira musical de João Nogueira, um dos grandes cantores e compositores do país, serão relembrados no Mar de Culturas – Música – projeto da Globo que promove uma viagem musical à história de personalidades da música brasileira – no dia 26 de novembro, quinta-feira. A partir das 19h, Diogo (imagem acima), Gisa e Didu – filho, irmã e sobrinho do artista –, Moacyr Luz e Ricardo Cravo Albin vão homenagear o sambista. Os músicos Alceu Maia, Wallace Peres, Luis Filipe de Lima e Junior, ex-jogador do Flamengo, serão os responsáveis por animar o público com o repertório inesquecível do cantor.

A raiz musical da família Nogueira vem desde a época do pai de João, que era violinista e chegou a tocar com Noel Rosa. O legado foi passado ainda para Diogo Nogueira, filho do artista e um dos principais nomes da nova geração do samba brasileiro. Irmã do homenageado, a cantora e compositora Gisa Nogueira também participará do encontro junto ao filho Didu Nogueira – participante ativo de diversos projetos e eventos voltados à cultura musical e nome reconhecido no meio da MPB como intérprete e incentivador do samba de raiz. No bate-papo, a família vai contar fatos da vida do artista, que começou a compor com apenas 15 anos, fazendo sambas para o bloco carnavalesco Labareda do Méier e compondo sucessos como “Espelho”, “Poder da Criação” e “Um Ser de Luz”.

O mediador do bate-papo será o musicólogo Ricardo Cravo Albin, que receberá ainda Moacyr Luz, músico e fundador do Samba do Trabalhador do Clube Renascença. Para relembrar algumas das 300 composições do artista – gravadas por ele e também interpretadas por grandes músicos brasileiros – a emissora convidou para a apresentação musical Alceu Maria, instrumentista, cavaquinista, violonista e compositor de música popular brasileira; Wallace Peres, integrante da banda “Olho do Tigre” do cantor Diogo Nogueira; Luis Filipe de Lima, cantor e compositor; e Junior, ex-jogador do Flamengo e fã de João Nogueira. O encontro será transmitido ao vivo pelo Gshow.

Em comemoração aos 450 anos do Rio, até o fim de 2015, os cariocas que representam a cidade serão homenageados mensalmente no Mar de Culturas – Música. Na primeira edição, que aconteceu em junho, o projeto abordou a trajetória do sambista e compositor Noel Rosa. Renato Russo foi o homenageado de julho, Tim Maia o de agosto, Gonzaguinha o de setembro, e Vinicius de Mores o de outubro.


SERVIÇO:

Mar de Culturas – Música

Homenageado: João Nogueira

Data: 26 de novembro, quinta-feira

Horário: 19h

Local: Quiosque da Globo, em Copacabana (altura da Miguel Lemos)

Convidados: Diogo Nogueira, Gisa Nogueira, Didu Nogueira, Moacyr Luz, Ricardo Cravo Albin, Alceu Maia, Wallace Peres, Luis Filipe de Lima e Junior (ex-jogador do Flamengo)


Fonte: Agência Approach, através de Melina Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário