quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Livro apresenta as histórias de fracassos de uma novela e dois seriados a partir das críticas às sinopses e aos roteiros.




Autor divide alguns de seus fracassos como roteirista e diretor


Nos três anos em que trabalhou como autor-roteirista da maior emissora do país, o professor Felipe Pena apresentou diversos projetos dramatúrgicos, escreveu uma dezena de pilotos, colaborou com um grande autor de novelas e chegou ao cargo de diretor de análise de conteúdo, o que lhe permitiu ler e avaliar outros cento e vinte projetos de diferentes autores da casa.

Mas há um detalhe importante: nenhum de seus projetos foi ao ar. Ou seja, nada do que Felipe escreveu teve seu verdadeiro destino concretizado. Nenhuma de suas novelas ganhou as telas. Nenhum de seus diálogos foi lido pela Fernanda Montenegro. Nenhuma de suas cenas foi dirigida pela Amora Mautner. Nenhuma de suas rubricas mereceu a fotografia do Walter Carvalho.

“Eu fracassei e continuo fracassando. Para cada personagem criado há uma dança solitária de imagens metafísicas que só são realizadas na mente do autor. Infelizmente, não há câmeras, não há atores, não há diretores. Apenas a tela interior, com iluminação difusa e a ação ensaiada à exaustão, como se fosse necessário tirar o máximo de cada detalhe do roteiro, mesmo que ele nunca seja lido por outra pessoa.”

Neste livro, Felipe Pena divide alguns de seus fracassos com os leitores. São três sinopses e os roteiros de seus respectivos pilotos: uma novela das sete, um seriado de terror e uma minissérie policial. Nas palavras do professor: “imaginar cada cena e tentar descrevê-la com o rigor necessário para que alguém completamente diferente de você também possa imaginá-la não é tarefa simples. Para fazer com que diretores, atores, figurinistas e outros tantos profissionais consigam enxergar pelas palavras (e só pelas palavras), o autor precisa de muitos fracassos. Eles são a bússola e a âncora.”

O lançamento com sessão de autógrafos acontecerá no dia 30 de novembro, na Livraria Travessa – Shopping Leblon (Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – loja 205A – Rio de Janeiro/RJ), com início às 19h30.


Meus fracassos na TV

Autor: Felipe Pena

Editora: Primavera Editorial

Páginas: 392

Formato: 16x23

Preço: 39,90

Lançamento: 30 de novembro de 2015 – Livraria Travessa – Shopping Leblon


Sobre o autor

Felipe Pena foi diretor de análise de conteúdo da Rede Globo e avaliou uma centena de sinopses de novelas, seriados e programas de auditório da emissora. Seus pareceres foram respeitosamente ignorados por diretores, produtores e executivos da empresa, o que lhe permitiu fracassar, com harmonia, nos mais diferentes setores da TV. Jornalista, escritor, psicólogo e professor de roteiro na Universidade Federal Fluminense, Felipe Pena também é comentarista do programa Estúdio I, na Globonews. Autor de 15 livros, entre eles os romances Fábrica de Diplomas e O verso do cartão de embarque, foi finalista do prêmio Jabuti duas vezes, em 2011 e 2013, nas categorias biografia e comunicação. Doutor em Literatura pela PUC-Rio, com pós-doutorado em Semiologia da Imagem pela Universidade de Paris/Sorbonne III, é visiting scholar da New York University e diretor editorial da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação). Pela Primavera Editorial publicou o livro de crônicas ‘Beijo na testa é pior do que separação’.


Fonte: Primavera Editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário