domingo, 22 de novembro de 2015

5 anos Nonada - Jornalismo Travessia, na Sala Redenção – Cinema Universitário.


Fonte: www.google.com.br/imagens


O site Nonada – Jornalismo Travessia integra há cinco anos de forma colaborativa e independente a cena jornalística de Porto Alegre, cobrindo diversas manifestações e produtos culturais. Ao longo desse tempo, sempre apostamos em artistas locais que estão começando sua carreira, em grandes reportagens e entrevistas aprofundadas. Essas qualidades se refletem em todas as nossas editorias. Procuramos dar atenção e espaço para as diversas formas de expressão artística – calcada no caráter humano e na sensibilidade dos temas. Em nossas matérias, tentamos abordar de um modo formativo, tocando na questão do processo criativo, trazendo, assim, a reflexão do artista sobre a sua obra e o seu momento no contexto social. Cada vez mais trazemos também temas como a identidade de gênero e expressões de cunho cultural balizadas no conceito antropológico, abrindo o nosso olhar e os horizontes de abordagem.

Crescemos e expandimos o trabalho para uma publicação impressa focada em perfis jornalísticos, o Zine Travessias, e um programa de rádio na Minima Fm, o Jabá, que discute comunicação e cultura. Em todos eles, mantemos o caráter de aprofundar o conteúdo, pois acreditamos que é preciso mergulhar nos assuntos para escrever sobre eles. E o Nonada está aqui para exatamente isso: encarar a cobertura da cultura no jornalismo como uma grande travessia, para nos arriscarmos a entendê-la e, por que não, torná-la melhor.

Para comemorar o aniversário de cinco anos do site vamos exibir o documentário Elena, de Petra Costa, nos dias 23 e 24 de novembro, às 19h e às 16h, respectivamente. O filme foi gentilmente cedido por Petra Costa, diretora, e pela produtora Busca Vida Filmes.

Rafael Gloria, Editor-Chefe, Nonada – Jornalismo Travessia


Elena ‘imagem acima’ (Brasil, 2012, 82min) Dir. Petra Costa

23 de novembro- terça-feira – 19h

24 de novembro – quarta-feira – 16h

Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas.


Após a sessão do dia 23, às 19h, haverá debate com Bibiana Osório (jornalista, produtora audiovisual e mestranda em Comunicação Social pela Pucrs. Sua pesquisa aborda questões relacionadas ao documentário autobiográfico brasileiro contemporâneo e os cruzamentos com a pós-modernidade) e Laura Wulff Schuch, (estudante de jornalismo e pesquisadora em cinema e educação, foi integrante do CineF, cineclube da Fabico, a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs). A mediação será feita pela jornalista Júlia Manzano, integrante da equipe Nonada.


Fonte: Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário